Grande ameaça aos maiores aquíferos do mundo

Grande ameaça maiores aquíferos do mundo

Os maiores aquíferos do planeta estão sob séria ameaça de esgotamento. Isto é o que afirma dois estudos da Universidade da Califórnia, divulgados esta semana no site da Agência Espacial Americana (Nasa). O estudo revela que um terço das maiores bacias de água subterrâneas existentes, estão sendo exauridas por conta do consumo humano.

A ONU já havia alertado sobre a diminuição das reservas hídricas, mas nunca antes houve um estudo sobre a situação dos aquíferos feita por coleta de dados diretamente do espaço, pela Nasa. E agora surgem dois estudos que, segundo as leituras dos satélites Grace, especializados em analisar a gravidade do planeta, permitiram a interpretação da quantidade de água e mostraram que 13, dos 37 maiores aquíferos estudados entre 2003 e 2013, estão sendo esvaziados em velocidade muito superior ao de sua capacidade de reposição de água nos sistemas.

É verdade que ainda não existem formas precisas de saber sobre a dinâmica de reposição dessas reservas, o que sempre leva o ser humano a acreditar que a água é um elemento infinito e que pode ser usado ao seu bel prazer, mas não é bem assim.

Os estudos mostram que 8 dos 13 aquíferos estão em situação de “superestresse”, devido à pouca ou nenhuma reposição de água. Os cinco restantes receberam a classificação “extremamente” ou “altamente” estressados, variando de acordo com o tempo de reposição.

Evidentemente, os aquíferos em piores condições ficam nas regiões mais secas do mundo, pois são utilizados com enorme frequência pela população local, que não possui outra opção senão apelar para as águas subterrâneas. Caso contrário, morrem de sede. Este é um aspecto que precisa ser observado com atenção, pois é óbvio que o povo precisa de água para viver e não pode ficar sem, o que precisa ser feito é a conscientização dos países, principalmente os mais ricos, de que a água é um bem finito e fundamental para a sobrevivência humana.

Para se ter uma ideia de como está a situação, a pesquisa mostra que o mais superestressado aquífero do planeta, o Sistema Aquífero Árabe, é utilizado por mais de 60 milhões de pessoas. O que fazer nessa situação? Deixar todas essas pessoas sem água? O segundo mais estressado é da Bacia Aquífera Indu, no Noroeste da Índia e no Paquistão, e o terceiro é a Bacia Murzuk-Djado, no Norte da África.

Leia também: 

O maior aquífero do mundo fica no Brasil

ONU afirma que reservas hídricas podem encolher até 2030

Fonte foto: nasa.gov