Inseticida é o agrotóxico mais presente na alimentação brasileira

  • atualizado: 
agrotóxico

Um estudo realizado pela Esalq - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP, determinou que, dentre os 283 agrotóxicos verificados, está o brometo de metila (BM) como o mais presente nos alimentos brasileiros.

O brometo de metila (BM) é um produto tóxico ao ser humano, usado na agricultura extensiva como inseticida, formicida e fungicida e está catalogado no grupo I “extremamente tóxico” porém, aí está ele: no arroz, no feijão, na soja, nas frutas que nós comemos todos os dias, de uma forma ou de outra.

Também foi o brometo de metila (BM) identificado na merenda dos alunos das escolas urbanas da rede municipal de ensino, na cidade de Guariba, interior de São Paulo, em um outro trabalho da Esalq, desta vez para o Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição. E, sim, comprovou-se que os alimentos das crianças, nas escolas, está potencialmente contaminado.

O brometo de metila (BM) é usado na forma de gás, pulverizado por aviões, espalhado pelo vento - quem mora no entorno está contaminado, também. Mata insetos, fungos, bactérias, ervas daninhas e qualquer outro ser vivo que esteja no solo no momento da pulverização. Seu uso é proibido em outros países por conta da alta periculosidade e prejuízos ambientais e humanos, para além de causar danos à camada de ozônio.

Leia mais: OMS: 5 AGROTÓXICOS CLASSIFICADOS COMO CANCERÍGENOS PARA OS SERES HUMANOS

Relembre o Protocolo de Montreal (1990) quando 180 países, dentre eles o nosso, assinaram para a redução efetiva do uso de produtos similares ao BM na agricultura. Mas, aqui ele continua nos ares, solo e água - nas gentes e nos alimentos.

A notícia completa pode ser lida aqui, no Jornal da USP.

Leia mais sobre o uso de agrotóxicos:

setaAGROTÓXICOS NA LAVOURA: LUCRO A POUCOS E MALEFÍCIO A MUITOS

setaVENENO NA MESA: BRASIL É CAMPEÃO MUNDIAL DE USO DE AGROTÓXICOS

setaAGROTÓXICOS, UMA QUESTÃO DE ESCOLHA