Nunca mate as abelhas, entenda o seu papel na polinização das flores e na cadeia alimentar


Muitos são os agentes polinizadores na natureza – vento, abelhas, mosquitos, moscas, besouros. Uma enorme quantidade de plantas são polinizadas para se reproduzirem adequadamente. Os cereais, por exemplo, dependem do vento para se polinizarem. As frutas dependem de animais e insetos. A realidade é que sem polinização não teremos comida em abundância e de qualidade pois, segundo os estudiosos, 75% da alimentação humana depende da polinização animal.

As abelhas saiba você, são responsáveis por mais de 70% de todas as polinizações. Portanto, você já pode imaginar o que acontecerá conosco, seres humanos, se as abelhas forem extintas, não? Claro, não morreremos de fome, pois sempre poderemos comer os grãos, raízes e umas poucas frutas que não requerem de polinização por abelhas mas, puxa, que alimentação tão sem graça teremos, e tão pobre!

Esta é a temática de uma pesquisa do Ibope que mostra o quanto o brasileiro desconhece o papel da polinização para a segurança alimentar. E esse desconhecimento ocorre tanto nas cidades quanto no meio rural.

Um dos maiores conflitos da atualidade é o uso de agrotóxicos nas lavouras que são diretamente responsáveis pelo extermínio de insetos e outros animais polinizadores. Conflito de realidade já que não há boa agricultura sem polinizadores, também não há bom alimento com venenos.

O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) coordena, junto com o Ministério do Meio Ambiente, o projeto Polinizadores do Brasil que você poderá conhecer em detalhes neste link. Este projeto realizou entre 2010 e 2015 o fomento de uma rede de pesquisas sobre polinizadores em culturas agrícolas, prática que promove um aumento de até 70% na produtividade.

Ouça aqui a entrevista que prestou Fernanda Marques, coordenadora do Funbio, ao programa Revista Brasil.

Leia também:

Não mate! Mosquitinho-de-banheiro limpa e desentope ralo

COMO VOCÊ PODE AJUDAR NO CASO DO DESAPARECIMENTO DAS ABELHAS

OSLO CONSTRÓI A PRIMEIRA “ESTRADA” PARA AS ABELHAS NO MUNDO

FLOW HIVE: A COLMEIA QUE RECOLHE MEL SEM PERTURBAR AS ABELHAS

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...