Chá matcha – Benefícios, Usos, Como Preparar e Consumir


O nome pode soar estranho, mas tenha certeza de uma coisa: não há chá como esse. Originário do Japão, o chá matcha é um verdadeiro coringa da alimentação: ajuda no emagrecimento, na queima de gordura, acelera o metabolismo, promove o relaxamento, reduz o colesterol, e muito mais.

No entanto, para entender por que ele faz tão bem é necessário primeiro compreender onde tudo começa: no seu processo de produção.

O QUE É O CHÁ MATCHA?

O chá matcha é extraído da mesma planta que dá origem aos chás verdes, preto e branco: a Camellia Sinensis. A grande diferença é que para fazer o matcha são utilizadas as folhas mais novas, que são cultivadas à sombra.

Por não ficar tanto tempo em exposição solar, o matcha acaba concentrando ainda mais os seus nutrientes.

Além disso, durante o processo de produção, as folhas são lentamente trituradas, até virarem pó. Esse delicado processo produtivo é o grande segredo por trás do matcha, e explica por que esse chá é tão bom para a saúde.

BENEFÍCIOS DO CHÁ MATCHA

Entre os principais ganhos à saúde com o consumo do chá matcha, é possível destacar:

  1. Ajuda no emagrecimento
  2. É antioxidante
  3. Reduz o colesterol
  4. Ajuda a relaxar

1. Ajuda no emagrecimento

O chá matcha possui um efeito termogênico bastante significativo, o que significa que ele ajuda a acelerar o metabolismo, potencializando a queima de calorias. Além disso, o matcha contém uma substância chamada L-teanina, que ajuda a dissolver a gordura. Quando consumido paralelamente à prática de atividades físicas, o chá aumenta em até 25% a queima de calorias.

2. É antioxidante

O matcha contém mais antioxidantes do que o chá verde, e também da goji berry, bem como contém 70 vezes mais de antioxidantes do que o suco de laranja. Tal propriedade é importante para evitar a ação dos radicais livres no organismo, que degeneram as células mais rapidamente. Por esse motivo, o chá matcha pode ser importante na prevenção do envelhecimento precoce e do desenvolvimento de uma série de doenças, como o câncer.

3. Reduz o colesterol

Por suas propriedades e alta quantidade de fibras, o chá matcha pode ajudar a diminuir o mau colesterol – LDL, minimizando assim o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

4. Ajuda a relaxar

A L-teanina presente no matcha atua também no sistema nervoso, e ajuda a promover a sensação de bem-estar e relaxamento.

ONDE ENCONTRAR O CHÁ MATCHA

O matcha pode ser encontrado nas lojas de produtos naturais, é vendido em pó e pode ser utilizado, não somente como chá, mas também como ingrediente de saladas, cozidos, etc.

COMO PREPARAR E CONSUMIR O CHÁ MATCHA

Para utilizá-lo como chá, basta ferver um pouco de água (lembrando que ela não deve ferver, apenas começar a formar as primeiras bolhas). Separadamente, coloque o pó do matcha em um recipiente, e despeje a água quente, mexendo para diluir o chá.

Não é necessário mas, se preferir, adoce-o com mel.

Veja também os benefícios e como preparar estes chás:

CHÁ DE HIBISCO

CHÁ DE GENGIBRE

CHÁ DE AMORA




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Rafael
    Publicado em 08/08/2021 às 8:22 pm [+]

    Muito bom o seu post…
    O Matcha relaxa, estimula a concentração e a memória


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...