Carvão Vegetal → Benefícios, Contraindicações e Como Usar

Carvão Vegetal → Benefícios, Contraindicações e Como Usar

A natureza guarda inúmeras possibilidades de uso para fins medicinais, e talvez seja pouco o que sabe até agora a respeito disso. No entanto, já existem alguns elementos comprovadamente eficazes para tratar uma série de doenças, entre eles o carvão vegetal ativado.

Não se trata – vale lembrar – daquele carvão encontrado em supermercados, utilizado para fazer assados.

O carvão vegetal ativado é produzido a partir da queima de determinados tipos de madeira, por meio do controle de temperatura e de oxigênio.

Esse processo o torna um elemento bastante poroso, absorvente, e essa característica é o grande segredo por trás de todos os benefícios desse importante material.

Conheça abaixo quais são eles.

{index}

BENEFÍCIOS DO CARVÃO VEGETAL

Por ser um elemento essencialmente poroso, o carvão vegetal ativado é muito utilizado em casos de desintoxicações, no entanto os benefícios dele não param por aí:

  • É desintoxicante
  • Faz bem para o sistema digestivo
  • É utilizado para tratar picadas de insetos
  • Pode ajudar a clarear o dente
  • É bom para a pele
  • Reduz o colesterol
  • Em casos de envenenamento
  • Para curar ressaca

É desintoxicante

Como mencionado, o carvão vegetal ativado tem grande capacidade de absorver produtos químicos e toxinas, promovendo a eliminação deles através das fezes. Por esse motivo é indicado nos casos de intoxicação alimentar ou medicamentosa, bem como para fazer uma limpeza orgânica, livrando o organismo das toxinas nocivas ao corpo.

Faz bem para o sistema digestivo

Por atuar limpando o organismo das toxinas, o sistema digestivo é um dos maiores beneficiados dessa propriedade do carvão vegetal. Ele ajuda no tratamento e prevenção de gastrites, diarreias, gases, mau hálito, gastroenterites, entre outras doenças intestinais.

É utilizado para tratar picadas de insetos

O carvão vegetal ativado tem grande capacidade de absorver o veneno transmitido por picadas de alguns insetos, como escorpiões, cobras, aranhas, abelhas, entre outros.

Leia também: AS PICADAS DE INSETOS MAIS COMUNS – EM FOTOS PARA VOCÊ RECONHECÊ-LAS

Pode ajudar a clarear o dente

A grande capacidade de absorção também faz do carvão vegetal ativado um aliado da saúde e beleza dos dentes. É possível utilizá-lo para escovação, pois ele equilibra os níveis de PH da boca, e absorve agentes nocivos, que podem causar placa bacteriana, cáries, mau hálito, etc.

COMO CLAREAR OS DENTES DE MODO EFICAZ E NATURAL

É bom para a pele

O carvão vegetal ativado também ajuda a revitalizar a pele, melhorando o aspecto dela, e ajudando no tratamento de problemas, como a acne.

Reduz o colesterol

Os níveis de colesterol também são equilibrados com a utilização do carvão vegetal ativado. Um estudo publicado na revista The Lancet, por exemplo, mostrou diminuição de 41% no colesterol ruim – LDL – nos pacientes que fizeram uso de 8 gramas de carvão vegetal por dia.

Em casos de envenenamento

Em casos de envenenamentos acidentais ou intencionais, usa-se o carvão vegetal ativado para reduzir a absorção do veneno pelo organismo. A dose a ser administrada deve ser bem superior à quantidade estimada, em peso, do veneno ingerido, em torno de 8 a 10 vezes. Este procedimento é feito em casos de emergência enquanto o paciente (inclusive animais) se encaminham para o pronto socorro onde provavelmente se fará uma lavagem gástrica para a retirada da substância venenosa, caso esta tenha sido induzida por via digestiva.

Para curar ressaca

Embora a verdade é que ressaca não tem cura, há quem diga que depois de uma noite de bebedeira, tomar carvão vegetal de manhã melhora os sintomas do mal-estar. Outros usam o carvão antes de beber para diminuir a absorção do tóxico álcool pelo organismo ou, antes de dormir, quando chegam em casa tropeçando depois de encher a cara, sempre com o intuito de diminuir a absorção do álcool, caso se lembrem deste fato! A dose seria 1g em qualquer das situações citadas.

CONTRAINDICAÇÕES DO CARVÃO ATIVADO

Apesar de possuir poucas contraindicações, vale lembrar que o carvão vegetal ativado só deve ser utilizado mediante orientação médica, pois existe sempre o risco de causar efeitos colaterais indesejados, além de ser importante ter em mente que cada organismo é único e reage de modo diferente às substâncias ingeridas.

Entre os principais efeitos colaterais do carvão vegetal, estão:

  • Vômitos
  • Fezes negras
  • Prisão de ventre
  • Diarreia

Existe ainda o risco de desidratação, tendo em vista que o carvão vegetal ativado é muito absorvente. Por isso é importante tomar bastante água, durante a ingestão desse composto.

Além disso, pessoas que fazem uso de medicamentos não podem tomar o carvão vegetal ativado ao mesmo tempo, pois ele pode absorver as substâncias contidas nos remédios, e prejudicar o tratamento.

Por fim, casos de úlceras e problemas gastrointestinais graves também não devem utilizar o carvão vegetal ativado.

ONDE ENCONTRAR CARVÃO VEGETAL ATIVADO?

O carvão vegetal é encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais. Existe as opções em cápsulas, em pó e tabletes.

COMO USAR O CARVÃO VEGETAL ATIVADO?

O seu uso deve ser feito longe do horário das refeições, pois ele pode comprometer a absorção dos nutrientes necessário para o organismo. Lembrando que para cada copo de água (250 ml) deve se utilizar 1 colher (chá) de carvão vegetal.

O indicado é tomar de dois a quatro copos por dia, mas apenas o especialista saberá exatamente qual a necessidade de cada um. Por isso, não se esqueça de consultar um médico, antes de aderir ao uso do carvão ativado.

VÍDEO ENSINA COMO USAR

O Dr. Dayan Siebra ensina como usar esse incrível remédio natural:

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

5 comentários em “Carvão Vegetal → Benefícios, Contraindicações e Como Usar”

  1. Avatar

    Saudações! Comprei carvão com intenção de usá-lo junto c. a alimentação (p. alergias), mas não esperava que, o que comprei, fosse tão fino. Tenho dúvidas se le servirá para meu proposito. Li que não existe perigo em ingerir grandes quantidades pois, na verdade, ele não é absorvido pelo corpo, no entanto, me preocupo com esse, pois ele é tão fino que fumaçou na ar enquanto eu abria o pacote. Sabes me dizer se esse serve ? Obrigado.

    1. Daia Florios
      Daia Florios

      Laerte, leia o rótulo, deve conter somente carvão ativado. Pode acontecer de fumaçar no ar, pois pode ser um material particulado. Deve ter cuidado com os olhos ao abrir e para não inalar o produto. De fato não é um produto nocivo, ao contrário, é usado em caso de intoxicação mas não use em grandes quantidades mesmo não sendo absorvido, pode haver alguma reação sim. Use com parcimônia como tudo na vida. Um abraço

    1. Daia Florios
      Daia Florios

      Oi Renata, não encontramos registros de insônia como reação adversa do carvão vegetal. Mas como cada pessoa é única, experimente suspender o uso para verificar se é essa a causa da insónia e informe seu médico. Um abraço <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *