→ SAPOTI, fruto de árvore majestosa, cheio de sabor, usos e benefícios!

→ SAPOTI, fruto de árvore majestosa, cheio de sabor, usos e benefícios!

O sapoti ou sapota, um pequeno e outra maior, são os frutos do sapotizeiro, Manikara zapota, árvore grandalhona da família das Sapotaceae. Quem morou no campo ou é do norte do país conhece bem a beleza que é ter um pé de sapoti no quintal – só que é preciso ter um “senhor quintal” pois, essa árvore linda é grande para o alto e para os lados.

Que fruta é essa?

Um estudo publicado na Revista de Fruticultura nos fala do sapotizeiro no Brasil. A planta é nativa da América Central, México, onde é conhecida como zapotl. Está intimamente relacionada com as civilizações pré-colombianas que usavam a fruta, a madeira e o látex do tronco para a fabricação de chiclete.

Composição e Valor nutricional do sapoti

Este é um fruto, quando maduro, muito doce e nutritivo:

Minerais: P – 9; K – 173; Ca – 28; Mg – 17; S -21 e Fe – 0,6 (mg por 100 gr de fruta, madura, colhida em Pernambuco)

Vitaminas: 85 UI de vitamina A; 20 mcg de B1; 40 mcg de B2; 0,24 mg de B3, e apenas 7 mg de ácido ascórbico.

Usos para o sapoti

Esta deliciosa fruta tropical ainda é bastante subutilizada pela indústria alimentícia do nosso país (o que é uma sorte, eu diria!) e tem sua principal participação, in natura, nos mercados populares. A sua casca é fina (o que dificulta o seu transporte e acumulação), a polpa é tenra e saborosa e, o melhor jeito de se comer sapoti é mesmo direto da árvore.

Só que, para colher o sapoti você vai precisar de uma daquelas varas bem compridas, com uma sacolinha amarrada na ponta, viu?

Porém, não só de fruta in natura se faz a festa do sapoti: também se prepara geleia, sorvete, refresco, xarope e doces deliciosos com essa fruta de colheita difícil pois, árvore grande e frondosa, cheia de folhas brilhantes e as frutas, pelo meio, no lusco-fusco, escondidinhas. Mas, vale a persistência.

Manteiga de sapoti

Das sementes do sapoti (cada fruto tem entre 4 e 12) se faz uma manteiga vegetal muito boa para os cabelos – principalmente para cabelos queimados, enfraquecidos ou danificados – e usada por empresas dermatológicas (que surrupiaram a ideia dos caboclos amazonenses, claro).

A madeira do sapotizeiro

Essa madeira é usada para movelaria e usos mais comuns como fazer cabo de enxada. É uma madeira firme, de fibras curtas, que não lasca facilmente e nem é atrativa para cupins e brocas.

Quer plantar um pé de sapoti?

plantar sapoti

Sim, se você tiver espaço e chão vai dar certo plantar desde que, em sua região os invernos não sejam “invernos de verdade”, claro.

Sapotizeiro gosta de clima quente e úmido, solo rico e profundo, pleno sol, água farta e espaço para crescer (cada árvore precisa, no mínimo, de 8 metros de raio livres).

De resto, não tem segredo: você pode plantar sapoti de semente (vai nascer a árvore com sua identidade genética) ou por enxertia (para garantir que a árvore-filha será idêntica à árvore-mãe).

Uso medicinal do sapoti e do sapotizeiro

Popularmente se usa o chá de casca fresca da fruta contra estados febris, a decocção d.a semente como diurético e o fruto em casos de subnutrição e diversos estudos etnobotânicos (leia este aqui, por exemplo) atestam o uso desta fruta nas medicinas populares brasileiras. Em alguns casos também é usada a decocção da semente de sapoti para tratar infecções renais e urinárias.

Nos sites que indicam como usar a casca e a semente de sapoti para tratamentos são usadas as seguintes proporções:

Infusão para febre: 1 colher (de chá) da casca fresca do fruto em 150 ml de água fervente e deixar descansar por 5 minutos. Beber até 3 xícaras por dia.

Infusão para retenção de líquidos: 1 colher (de chá) de semente de sapoti em pó em 500 ml de água fervente e beber durante o dia.

Benefícios do sapoti. Sapoti faz bem para…

Pela sua composição, estima-se que o consumo do sapoti in natura seja benéfico para:

● intestino (rico em fibras) e tratar prisão de ventre

● facilita a digestão

● saúde dos olhos (rico em vitamina A)

● aumento da imunidade (rico em vitamina C e taninos com propriedades antimicrobianas)

● ajuda a emagrecer (consumida com moderação)

● fonte de minerais (ferro, fósforo, cálcio, potássio e cobre)

● rica em antioxidantes

● ajuda no combate ao câncer de cólon pois promove limpeza eficiente da região

Leia também sobre outras frutas:

JABUTICABA: PROPRIEDADES MEDICINAIS E USO POPULAR

AMORA PRETA, FRUTA GOSTOSA QUE SÓ FAZ BEM

ABIU: FRUTA NATIVA MEDICINAL. MAS, PARA QUE SERVE?

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *