Pinhão-roxo, para que serve? Usos medicinal e popular

Pinhão-roxo, para que serve? Usos medicinal e popular

Pinhão-roxo, Jatropha gossypifolia, é muito conhecido pelos quintais e campos brasileiros – e também muito usado na medicina popular, nos banhos de descarrego e agora, para matar as larvas de Aedes aegypti.

Toda planta tem vários nomes populares e, o pinhão-roxo também é conhecido como pinhão-de-purga, pinhão-paraguaio e pinhão-bravo.

Propriedades medicinais do pinhão-roxo

Esta planta tem qualidades medicinais adequadas para o tratamento de diabetes, diarreia, dores estomacais, hemorroidas, hidropsias, hipertensão, neoplasias, queimaduras, reumatismo e úlceras pépticas (leia mais aqui e também aqui).

Na medicina popular, pinhão-roxo é usado como purgativo, propriedade devida aos glicosídios presentes na casca da semente que estimulam a musculatura gastrointestinal.

As qualidades medicinais do pinhão-roxo o incluíram na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (Renisus) refletindo o interesse do Ministério da Saúde na confecção de produtos fitoterápicos com base nesta planta.

Porém, pinhão-roxo é planta tóxica por conter toxalbumina no fruto e nas folhas. A toxalbumina produz sintomas como náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia mucosa e sanguinolenta, até dispneia, arritmia e parada cardíaca. Também seu látex (leite) e os espinhos podem causar, em pessoas sensíveis, dermatites de contato.

Mas, no uso popular, atributo de benzedeiras e curandeiras, o pinhão-roxo é usado em benzimentos contra mau olhado, para puxar doenças, para descarregar energias negativas (em banhos), na limpeza das casas (varre-se a casa com uma vassoura feita com folhas de pinhão roxo). Esta é uma erva de fogo, quente, segundo o entendimento religioso afrodescendente, portanto o banho de pinhão-roxo é adequado de se tomar só à noite, dos ombros para baixo – garantirá uma noite de sono descansado e aliviará dores musculares, limpando a aura sobrecarregada de energias negativas.

Mas, o chá das folhas de pinhão-roxo também é usado para lavar feridas abertas pois tem ação antisséptica e cicatrizante e, o seu látex, ao ser pingado sobre um corte, tem a propriedade de estancar o sangue ajudando na rápida cicatrização.

Usos medicinais do pinhão-roxo

Controle de larvas do Aedes aegypti com chá de pinhão-roxo

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Piauí determinou a eficácia do chá de folhas do pinhão-roxo no controle das larvas do Aedes aegypti.

Segundo os pesquisadores, o estudo iniciou em 2013, continua em fase experimental e seu objetivo é determinar a melhor maneira de se usar, de forma extensiva, o chá de pinhão-roxo, planta muito abundante no Piauí, para fazer o controle das larvas de mosquitos nas regiões urbanas. Já foi comprovada a eficiência do chá das folhas de pinhão-roxo na morte das larvas.

As crenças na proteção do pinhão-roxo e a música de raiz

Deixo aqui esta música, “Galho de Pinhão Roxo”, que canta a tradição de descarrego e proteção, com galhos de pinhão roxo, nas mãos da rezadeira, contra o mau olhado.

Leia mais sobre plantas e seus usos:

REPELENTE CASEIRO: CONHEÇA AS PLANTAS REPELENTES DE MOSQUITOS

ARRUDA, UMA PLANTA DE MUITOS USOS E TRADIÇÕES

BENZEDEIRAS, REZADEIRAS, CURANDEIRAS: A CURA PELA NATUREZA E PELA FÉ

PLANTAS TÓXICAS PERIGOSAS PARA NOSSOS PET’S

PLANTA PODE TAMBÉM MATAR

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

1 comentário em “Pinhão-roxo, para que serve? Usos medicinal e popular”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *