Como reciclar e reutilizar botões: ideias simples e originais


Quem é que não tem botões em casa? Ultimamente eles vêm de reserva nas etiquetas das roupas que compramos, para o caso de caírem poderem ser trocados. E assim acumulamos mais esse item da vida moderna, muitas vezes, infelizmente, feitos de plástico.

Mas com os botões podemos fazer coisas muito interessantes e lindas: cortinas, bijuterias, almofadas e muito mais.

Confira ideias simples e originais para reciclar os botões que estão ocupando espaço em sua gaveta.

Cortina

Se você tiver bastante botões pode fazer uma linda cortina com eles. Olha que linda que fica e é muito fácil fazer: Junte os botões em diversos fios resistentes, unindo-os um ao lado do outro a uma ripa de madeira utilizando prego ou cola. Faça as medidas exatas da altura e largura e pronto. Uma cortina realmente original!

Fonte foto

Quadros e porta-retratos

Aqui o negócio é ter bom gosto porque dá pra fazer coisas maravilhosas usando as cores certas em composições elegantes ou criativas:

Embrulho de presentes

Se você tem uma loja e quer fazer embrulhos realmente lindos e originais, olha essa ideia que interessante. E ainda o papel também pode ser reutilizado de jornal, revista, papel de pão, etc.

Decorar vasos

Basta usar o bom gosto para reaproveitar botões decorando vasos como este:

Marcadores de livros

Lindos, originais, com estilo vintage. Basta usar clipes, cola e botões. Ideia ótima para presentear amantes de livros e de bom gosto.

Abajur

Olha esse abajur que lindo, simples, original e elegante. Os botões brancos e dourados ficaram lindos, mas você pode compor à sua maneira com os que tiver em casa.

Colar

Dá para fazer bijuterias: colares, pulseiras, tiaras de cabelo, tudo com botões. Mas esse da foto abaixo é realmente bonito. Inspire-se para criar o teu!

Almofada

Que tal decorar uma almofada fazendo um desenho bordado com botões, como a da foto aí abaixo. Muito bonito. Use a tua criatividade!

Porta vela

Basta colar os botões em um porta velas ou em um copo de vidro resistente (pois o calor da vela pode rachá-lo). E pronto! Você terá um lindo porta velas para dar de presente ou para decorar tua casa:

Bordar roupas

Blusinhas brancas podem ganhar estilo bordando botões como na foto abaixo. Faça o mesmo em saias, calças…. use a criatividade do estilista que existe dentro de você

Fonte foto

Outras ideias

Você pode fazer muito mais com os botões que tem em casa. Veja uma lista de outras possibilidades para aguçar a tua criatividade:

  1. Decorar bolsas costurando botões nelas (bordando desenhos, figuras abstratas, aleatórias ou preenchendo todo o espaço da bolsa e ou alças).
  2. Fazendo um sino dos ventos
  3. Usando para decorar molduras de quadros e ou espelhos
  4. Fazendo quadros, compondo desenhos
  5. Decorar caixinhas de presentes
  6. Compondo pulseiras, presilhas, elásticos de cabelos, grampos, cintos e outros acessórios
  7. Bordando sapatilhas tipo chinezinhas e outras sandálias tipo havaianas ou o que preferir
  8. Compondo um buquê de botões em vez de um buquê de flores. Basta compor flores usando os botões maiores na base até o botão menor para formar flores
  9. Usando os botões para fazer você mesmo jogos de tabuleiro
  10. Usar para fazer jogos para crianças: pode servir como rodas de carrinhos ou para compor moveis em casinhas de boneca
  11. Decorar balcões de lojas e bares simplesmente colando os botões coloridos neles.

Fontes:

  1. DonnaUp.it
  2. Creativo Media
  3. Non Sprecare

Talvez te interesse ler também:

Como reciclar e reutilizar meias e meias-calças velhas

Como reaproveitar maquiagens e cosméticos vencidos

Ideias Geniais para Reciclar ou Reutilizar Talheres Velhos

Reciclar Caixa de Leite: 14 ideias de Artesanato

10 ideias para reciclar a camisa social

10 ideias para reciclar tampinhas de cerveja

Como derreter e reutilizar vela de um jeito fácil




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...