Reciclar Caixa de Leite: 14 ideias de Artesanato


Todo mundo consome leite quase que diariamente e joga a sua caixa fora. Na maioria dos casos, trata-se de mero hábito para nos livrarmos das embalagens. E se fizéssemos artesanato com caixa de leite? O que não faltam são ideias!

Saiba que a caixa de leite pode ser reutilizada para muitos fins interessantes através da reutilização, por isso apresentaremos aqui 14 ideias para reutilizar caixas de leite.

Olha que bacana!

Antes de colocar as mãos à obra, claro, você deve lavar e secar bem as caixinhas antes de reutilizá-las, certo?

Bolsas e carteiras de papel

bolsa de papel

Fazer bolsas ou carteiras com caixinhas de leite ou de suco é extremamente fácil, bastando fazer um corte pontual e dobrar como um leque.

Além de muito bonito, é um resultado “eco-friendly”!

Barquinhos para navegar

barquinhos para navegar

Uma ideia extremamente criativa para reutilizar caixinhas de leite e que certamente fará a alegria das crianças. Basta lavar bem as embalagens já utilizadas e fazer um corte ao centro. Estes barquinhos boiam de verdade!

Caminhões de carga

caminhões de carga

Bonitos caminhõezinhos de carga podem ser feitos com caixinhas de leite reutilizadas! Com apenas uma caixinha você pode fazer o caminhão e a parte de trás para a carga. Basta recortar e usar a criatividade.

Lanternas elegantes para luzes noturnas

lanternas elegantes para luzes noturnas

Com um simples corte retangular ao meio e uma criativa decoração, a caixinha de leite pode se transformar numa lamparina chique e elegante para qualquer situação, como um jantar romântico.

Vaso de plantas

vaso de plantas

Reutilizando uma caixa de leite e envolvendo-a com barbantes e cola é possível fazer belos e requintados vasos de plantas que servirão como elegantes decorações para o lar.

Construindo um condomínio

construindo uma vila

A criançada irá adorar construir uma vila, um condomínio ou uma cidadezinha! Basta reutilizar 3 ou 4 caixas de leite e usar a criatividade na hora de colorir as paredes, portas e janelinhas! Quanto mais cores, melhor!

Separadores para lápis e canetas

separadores para lápis e canetas

Esta reutilização pode ser feita tanto com caixas de leite quanto com garrafas plásticas de sucos ou outras bebidas. Basta ter uma caixa de leite para cada duas cores de lápis que você deseja separar. Limpar bem e cortar ao meio. Cada metade servirá para guardar e armazenar uma determinada cor ou tom.

Cofrinhos de porquinhos

cofrinhos de porquinhos

Seja criança ou adulto, não há quem não goste da ideia de ter um cofrinho de porquinho! Estes cofrinhos podem sim ser feitos com caixas de leite reutilizadas ou mesmo garrafas de leite ou de refrigerante. Para reciclar, basta lavar bem o recipiente e depois pintar por fora com tinta guache não tóxica. Você pode escolher qualquer cor, mas as preferidas são sempre a cor rosa ou mesmo o dourado.

Alimentador de animais

alimentador de criaturas

Com uma simples caixa de leite você pode criar um “alimentador de bichos” no seu quintal. Faça um corte retangular no meio, pinte o exterior de forma atraente e encha o fundo com alpiste. Você perceberá que durante os dias os animaizinhos e passarinhos irão se alimentar ali!

Economizando espaço no jardim

economizando espaço no jardim

Uma ideia fantástica para se fazer com caixa de leite reutilizada ou garrafas PET. Basta cortá-las ao meio, encher de terra e semear a sua planta preferida! Você pode deixar todos elevados como na figura acima e criará um jardim suspenso. Muito elegante!!

Casinhas iluminadas

casinhas iluminadas

Estas casinhas feitas com caixas de leite são lindas e podem também ser consideradas muito elegantes. Pode-se utilizar aqui os mais variados tamanhos de caixas de leite (pequenas, médias e grandes) e iluminá-las internamente com uma pequena vela. Não se esqueça de deixar o fundo aberto para que o calor possa sair.

Lanternas assustadoras

lanternas assustadoras

Quem sabe esta não seja uma das melhores ideias para o Halloween ou Dia das Bruxas? Você pode utilizar caixas ou garrafas de leite ou outros líquidos, pintá-las com carinhas assustadoras (ou mesmo alegres) por fora e iluminá-las internamente com velinhas.

Plantando em casa

plantando em casa

Vasinhos lindos para se plantar dentro de casa. Você corta a caixinha de leite ao meio, sem se esquecer de dar aquele toque especial deixando o formato das orelhinhas! Depois, basta pintar por fora para ficar ainda mais amigável. Encha com terra e plante algo de fácil crescimento, como feijão ou cebolinha! Se você plantar feijão verá brotar em menos de uma semana!

Decorações festivas

decorações festivas

É possível decorar toda a festividade apenas com caixas de leite e de forma muito fácil! Você cortará a caixa de leite em várias linhas (cerca de 7 partes) e depois as colará lado a lado, formando estrelas, por exemplo! Pode colorir antes de cortar ou enfeitá-las com algum papel de tema à sua escolha.

Reutilizar é saudável e faz parte da vida

Devemos adotar o hábito de reutilizar tudo o que pudermos e separar para reciclagem o que não pudermos reutilizar. Atualmente nossa sociedade vive o consumo exagerado onde se faz mais embalagens do que o que é realmente consumido. Se tivermos em mente que tudo o que jogamos fora irá aos poucos destruir a natureza, certamente mudaremos nossos hábitos. Bom trabalho!

Talvez te interesse ler também:

10 IDEIAS PRÁTICAS PARA REUTILIZAR GARRAFAS PET

10 IDEIAS PARA RECICLAR CAIXAS DE SAPATOS

IDEIAS ORIGINAIS PARA RECICLAR CHAVES

10 IDEIAS PARA RECICLAR TAMPINHAS DE CERVEJA

Fonte: mumsgrapevine.com.au




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...