Plantar embalagem de cerveja e colher legumes frescos: a ideia de uma cervejaria argentina contra o lixo

  • atualizado: 
Eco Pack

A Cerveza Patagonia, a maior cervejaria artesanal argentina, encontrou uma maneira de minimizar o impacto de suas embalagens no ambiente. O que eles inventaram? Uma versão ecológica da embalagem de seis unidades, feita com papel plantável.

A cervejaria sul-americana lançou oficialmente uma embalagem inovadora para ser plantada em vez de ser jogada fora. Trata-se do Eco Pack, que possui sementes vivas em sua composição.

Uma vez bebidas as cervejas, no momento de descartar a embalagem, ela pode ser divididas em várias partes, plantada e regada para completar seu ciclo natural e, assim, permitir o crescimento das plantas.

Obviamente que, para a embalagem ser plantável, além de ter sementes no interior, deve ser feita (como é o caso) com papel 100% biodegradável e impressa com tinta não tóxica, à base de água. Desta forma, a embalagem não é prejudicial ao meio ambiente nem às sementes contidas nela.

O material é resultado de uma parceria entre a Cerveza Patagonia e a Papel Semente, empresa especializada na produção semi-artesanal desse tipo de produto através da reciclagem de papel, com certificação Green Seal pelo Instituto Chico Mendes.

A embalagem original faz parte de um compromisso maior da cervejaria. Conforme declarou Richard Lee, gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev (da qual a Cerveza Patagonia faz parte):

"Reduzir as embalagens ou dar destinação correta para as produzidas é uma das nossas principais preocupações. Por isso, temos buscado reduzir a quantidade de embalagens no mercado, focando nossos esforços em aumentar a quantidade de envases retornáveis e reciclados. Uma de nossas metas socioambientais é que, até 2025, 100% de nossos produtos estejam em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de material reciclado."

Por enquanto, a confecção em papel plantável está disponível apenas nos Refugios da Patagonia, que são os bares oficiais da marca, presentes em várias regiões da América do Sul.

Essa embalagem compostável e plantável pode ser usada em outros produtos, vocês não acham? Revolucionar é preciso! 

Talvez te interesse ler também:

COVE, A PRIMEIRA GARRAFA D'ÁGUA BIODEGRADÁVEL E REUTILIZÁVEL

POTATO PLASTIC: TALHERES E SACOLAS FEITAS DE BATATAS PARA DIZER ADEUS AO PLÁSTICO

LINDOS, COMESTÍVEIS E BIODEGRADÁVEIS: PRATOS E TALHERES FEITOS DE FARELO DE TRIGO

MILHO E ABACAXI VIRAM PRATOS E TALHERES QUE PODEM SER PLANTADOS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!