Troque gratuitamente 2L de óleo de cozinha usado por 2 barras de sabão biodegradável


Você sabia que o óleo de cozinha não pode ser descartado na pia ou privada? Agora vem a pergunta, o que fazer com o óleo que sobra e não serve mais para reutilizar no preparo da comida, pois, por mais que reaproveitemos o óleo da fritura, chega um ponto que não é mais saudável reutilizá-lo, então, o que fazer para não jogá-lo no ralo da pia ou na privada, poluindo assim o meio ambiente?

Essa resposta vem de um projeto muito bacana que talvez você desconheça, um projeto que permite trocar o teu óleo usado por sabão de lavar roupa.  

Junte óleo-Ultragaz Coleta e Soya Recicla

O Instituto Triângulo de Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Companhia de Gás Ultragaz e a empresa Bunge Alimentos, que é fabricante do óleo Soya, a partir de 2014 implantaram o Projeto Junte óleo – Ultragaz Coleta e Soya Recicla.

O óleo de cozinha pode causar estrago nos encanamentos e comprometer a qualidade da água que chega em nossas casas, e esse projeto tem o objetivo de estimular as pessoas a fazerem o descarte correto do óleo de cozinha usado.

Desde que foi criado, este projeto tem havido impacto positivo para o meio ambiente, evitando que milhares de litros de óleo de cozinha usado contamine até a água que chega em nossas casas.

Como trocar o óleo usado por sabão

Para participar dessa campanha de conservação do meio ambiente e apoiar esse projeto de reciclagem do óleo de cozinha, você pode entregá-lo para um funcionário da Ultragaz que transita com caminhonete.

A caminhonete da Ultragaz que faz essa coleta possui uma faixa indicativa dessa Campanha com os dizeres Junte óleo.

caminhao ultragaz

Outra forma de encaminhamento do óleo de cozinha para reciclagem é entrar no site do Instituto Triangulo e colocar na caixa de pesquisa o endereço, CEP ou nome de sua cidade. Então aparecerá o ponto de entrega mais próximo de você. Clique AQUI apara acessar o site e fazer a sua busca.

Para ser entregue, o óleo de comida usado pode ser colocado dentro de garrafas-pet de dois litros.

2 x 2

Com a Campanha Junte Óleo da Ultragaz, você receberá duas barras de sabão biodegradável em troca de dois litros de óleo de cozinha usado.

Esse projeto se faz presente nos principais estados Brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul Ceará e Bahia.

Foram recolhidos mais de 450 mil litros de óleo, graças a participação de cerca de 250 mil residências.

O óleo recolhido é utilizado para fazer biodiesel ou sabão biodegradável.

Esse material arrecadado é encaminhado para o Instituto Triângulo, que é o responsável pela fabricação do sabão e também pelo envio do óleo para a produção de biodiesel.

Outra finalidade desse projeto é esclarecer sobre a importância da reciclagem e do descarte adequado do óleo de cozinha, pois, se jogado no ralo da pia, pode causar um enorme impacto negativo no meio ambiente, pois cada litro de óleo de cozinha pode contaminar até 20 mil litros de água!

Por que o óleo não pode ser descartado na pia ou na privada?

Todo o dia, milhares de litros de óleo de cozinha são utilizados na preparação de alimentos em residências, escolas, hospitais, empresas, lanchonetes, restaurantes, entre outros.

Desafortunadamente, as pessoas descartam o óleo utilizado de forma incorreta, não levando em conta a poluição provocada por esse produto.

O óleo de cozinha contém ácidos graxos insaturados que são insolúveis na água, pois o óleo ao entrar em contato com água, não dissolve e fica separado, por conta da diferença de densidade. Sendo assim ao ser descartado de forma inadequada o óleo pode poluir o ambiente e seus elementos, tais como: Solo, Água, Atmosfera, Áreas Públicas, e outros.

Veja alguns exemplos de como o óleo de cozinha pode comprometer o ambiente:

Poluição da água

A camada de óleo sobre a água impede a entrada de luz e de oxigênio. Assim, os peixes deixam de receber o oxigênio que necessitam para viver, e a diminuição da incidência de luz no habitat aquático, prejudica e altera todos os processos fotoquímicos importantes para a manutenção do seu ecossistema. Um exemplo disso é que o desenvolvimento do fitoplâncton, que é a base da cadeia alimentar aquática, fica bem prejudicado.

Poluição do solo

Quando o óleo de cozinha é descartado no lixo comum, acaba indo parar no solo, infiltrando-se, alcançando e poluindo o lençol freático, podendo ainda formar uma camada impermeável no solo, impedindo que a água da chuva possa ser absorvida pela terra, aumentando assim a o risco de enchentes.

Poluição do ar

O óleo de cozinha que vai parar na Natureza acaba sendo decomposto pelas bactérias e um dos produtos dessa decomposição é o gás metano que, juntamente com o gás carbônico, contribui para o aquecimento do nosso planeta, causado pelo efeito estufa.

Poluição de áreas públicas

Se o óleo de cozinha for descartado direto no ralo da pia, escorrendo pela tubulação, acabará aderindo às paredes dela e retendo diversas partículas provenientes da lavagem da louça, por menores que sejam, e, assim, o óleo descartado acaba se transformando em gordura, obstruindo a passagem de água, entupindo encanamentos e causando alagamentos dentro das residências e também nas ruas, devido ao transbordamento decorrente do entupimento do esgoto.

Produtos derivados da Reciclagem do óleo de cozinha

Devido a todos os prejuízos causados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha, a solução é a reciclagem desse produto.

Agindo dessa forma, derivarão do óleo de cozinha outros novos produtos, tais como:

  • Tintas à óleo
  • Biodiesel
  • Sabão
  • Massa de vidraceiro

Com tudo isso, ficou evidenciada a importância de nossas escolhas, fazendo parte da solução e não do problema. Por isso, encaminhe seu óleo de cozinha usado para ser reciclado, dessa forma, todos ganhamos com isso!

Talvez te interesse ler também:

RECICLE ÓLEO DE COZINHA FAZENDO SABÃO CASEIRO

VEJA COMO ESCOLHER AS MELHORES FRUTAS E VERDURAS DO MERCADO

101 MANEIRAS DIFERENTES DE USAR O ÓLEO DE COCO




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...