Dicas para decorar a cozinha com materiais recicláveis


Você já pensou em unir o útil ao agradável na decoração da sua cozinha? Além de fazer uma renovação em objetos e paletas de cores, deixando tudo mais bonito e moderno, pode ajudar o planeta e usar apenas materiais recicláveis!

A decoração com materiais sustentáveis pode ser feita em qualquer ambiente da sua casa ou do seu escritório e envolve três conceitos básicos: reduzir, reutilizar e reciclar, ou seja, saber que menos é mais e que muitas coisas que seriam jogadas fora ainda têm muita utilidade.

Quando falamos em cozinha, alguns truques especiais aparecem. Nós conversamos com Juliana Perin, especialista em decoração do portal Sweetest Home, que ressaltou a importância das cores neutras, do aproveitamento de paredes e do teto e do uso da madeira e de seus derivados.

Usando o conhecimento de Perin, preparamos dicas para que você decore a sua cozinha com materiais recicláveis:

Tenha criatividade com a madeira

A madeira é chave na decoração da cozinha e pode servir de variadas formas. Você consegue montar pequenas estantes ou prateleiras capazes de armazenar desde temperos ou utensílios menos usados até aventais, toalhas e livros de receitas.

Reaproveitar a madeira que sobra da construção de tábuas ou de móveis que seriam descartados é excelente para reduzir seus custos e colaborar com o ambiente, já que evita a derrubada de novas árvores.

Saiba reaproveitar os utensílios

Trocou seus talheres por modelos novos? Que tal dobrá-los e reaproveitá-los como ganchos de parede, pendurando canecas e outros utensílios? Suas xícaras estão gastas e serão substituídas? Saiba que elas podem ser bonitos lustres para a região da pia!

Uma das grandes belezas de decorar a cozinha com materiais recicláveis é ter a criatividade de saber como reaproveitar cada antigo objeto ou utensílio que perdeu espaço na sua função original. A renovação é constante!

O velho truque das garrafas PET

A garrafa PET é uma vilã tão grande para a natureza que os cientistas buscam múltiplas novas formas de aumentar a sua velocidade de decomposição, apelando até mesmo para bactérias que a consomem.

O ideal é evitar comprar líquidos em garrafas PET, mas quando acontece você pode reutilizá-las na decoração da cozinha! Entre as melhores dicas, estão os usos como vasos, recipientes para arroz, feijão e outros grãos e até como porta-talheres.

Todos os materiais são úteis

Muitas das embalagens que compramos no mercado são de vidro, alumínio ou plástico. Nós já citamos que há muitas possibilidades para as garrafas PET, mas o mesmo vale para cada um desses outros materiais.

Garrafas e latas de alumínio também servem para armazenar variados itens, enquanto os recipientes de vidro são excelentes para temperos e para misturas prontas que vão à geladeira. Ainda no caso dos potes de vidro, que tal usá-los para colocar plantas ornamentais em cima da geladeira, por exemplo?

A decoração da sua cozinha pode ter ainda outros reaproveitamentos criativos como de escadas, tampinhas de garrafas, bandejas de plástico e potes de sorvete. Tudo é uma questão de entender como usar cada material e, sobretudo, de conseguir adequar cada coisa ao seu gosto.

Talvez te interesse ler também:

Reutilize: panela velha se não faz comida boa, o que fazer com ela?

Práticas simples que podem reduzir seu impacto ambiental dentro de casa e ainda economizar dinheiro

5 obras para ajudar a entender a importancia do consumo consciente




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Mundo feminino
    Publicado em 23/07/2021 às 12:17 pm [+]

    Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...