Reaproveite pedaços de sabão e sabonete. Veja como!

  • atualizado: 
sabonete

Se você é daqueles que preza por um bom sabonete natural, ecológico, que custa mais caro mas que vale a pena comprar pela qualidade, saiba que dá pra reaproveitá-lo até a última espuma. Nada se desperdiça. Veja como!

Prefira produtos naturais

Você já parou para pensar que a nossa higiene pessoal e limpeza do lar é um dos fatores responsável pela poluição ambiental?

As substâncias corrosivas e ácidas presentes nos sabões e os óleos e aditivos químicos contidos nos sabonetes poluem e contaminam as águas dos rios, lagos e praias onde são direcionados os esgotos, além disso, prejudicam as plantas e animais que vivem na região banhada por esses fluxos aquáticos.

Esses produtos desencadeiam a redução da oxigenação na água, dificultando a respiração dos seres aquáticos.

A poluição das águas nos rios, lagos, mares e oceanos ocorre também pela reação química de múltiplas substâncias contidas nestes produtos de limpeza ou higiene pessoal, potencializando os impactos sobre a qualidade das águas, prejudicando a fauna e flora dos ecossistemas e as populações que consomem estas águas.

Por tudo isso, quando for comprar sabonete e sabão prefira os ecológicos, orgânicos e/ou veganos (com base vegetal), pois, são feitos com substâncias naturais e com base em critérios que preservam a Natureza e a vidas dos seres vivos.

Evite o desperdício

E para evitar o desperdício de sabonetes e sabões naturais - que, muitas vezes, é verdade!, custam mais caro - não jogue fora as sobras deles. Uma atitude sustentável é reaproveitar aqueles restinhos que ficam pequenos e difíceis de usar.

Veja a seguir como fazer o reaproveitamento ou a reutilização de sabões e sabonetes.

Observação: não misture pedaços de sabões com sabonetes no caso de utilizá-los para higiene pessoal, pois, podem causar alergias e agredir a epiderme. Misture-os se for para lavar roupas ou louça. Para usar sabonetes na pele, a dica abaixo da reutilização é mais indicada.

Como reciclar sabões ou sabonetes

Veja esta receita do Ministério do Meio Ambiente para reciclar os pedaços de sabonetes e sabões que sobraram, fazendo novos sabões ou sabonetes. Você pode dar o seu toque artesanal, adicionando folhas de hortelã, pétalas de flores, canela em pau, gotinhas de óleo essencial, etc, para dar uma renovada no produto.

Ingredientes

  • pedaços de sabões ou sabonetes
  • punhados (um pouco) de açúcar e de vinagre.

Como preparar

  • Misture os punhados de açúcar e vinagre com os pedaços de sabões ou sabonetes.
  • Coloque-os em uma panela em banho-maria para derreter e vá misturando bem, enquanto dissolvem os sabonetes ou sabões.
  • Após tudo dissolvido, coloque em uma vasilha ou recipiente e deixe em repouso por dois dias para endurecer bem.

Reutilize restos de sabonetes

Outra forma de evitar o desperdício é reutilizar sabonetes através de uma esponja feita com uma meia-calça velha.

Esta é uma uma boa alternativa, ainda mais se você é daqueles que compra sabonete mais caro, com esse método você irá aproveitar cada pedacinho de sabão ou sabonete que sobrar!

Como fazer esponja de sabonete

Corte a ponta de uma meia-calça velha ou furada (o pé mas pode ser qualquer parte)

Faça uma pequena bolsa ou saco na qual pode inserir os restos de sabonetes ou sabões.

Quando essa bolsa estiver cheia, amarre a abertura da meia, e estará pronta para ser usada na ducha. É ademais um leve esfoliante. 

Existem muitas marcas de sabonetes e sabões, e várias delas agridem a pele e a vida na Natureza, por isso, prefira um produto vegano que faz bem ao Planeta; preserva a vida dos animais, contribui para o equilíbrio do meio-ambiente, que hidrata ou trata a pele com substâncias naturais, sem substância prejudiciais como sulfatos e corantes e o uso de animais, como matéria-prima ou em testes de laboratório.

Existem várias marcas de sabonetes e sabões veganos, é só pesquisar no Google e irá encontrá-las, mas, também tem a alternativa de você mesmo fazer o seu sabonete ou sabão vegano caseiro, e, para isso, é só procurar no Youtube por vídeos que ensinam fazer estes produtos.

Com tudo isso, vamos praticando e desenvolvendo o consumo consciente e diminuindo os impactos prejudiciais em nosso planeta.

Talvez te interesse ler também:

ECONOMIZE HORRORES FAZENDO SABÃO LÍQUIDO CASEIRO. 8 RECEITAS!

SABONETE ÍNTIMO: 10 RECEITAS PARA FAZER EM CASA

FAÇA VOCÊ MESMO SEU PERFUME ORGÂNICO, VEGANO E NATURAL!

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!