10 árvores de Natal de material reciclado, com uma mensagem importante para você!


Na Itália, as tradicionais bolas natalícias que enfeitam as árvores dão lugar a resíduos de qualquer tipo, recolhidos no mar ou na rua. Assim, as árvores de Natal de algumas cidades italianas tornam-se ecológicas. O objetivo? Sensibilizar os cidadãos para o problema da poluição.

Embalagens de todos os tipos e até pneus podem ter uma vida nova e tornar-se, entre outras coisas, decorações de Natal. Não podemos mais fechar os olhos para o que estamos fazendo com o nosso planeta: mares invadidos por embalagens de plástico e animais marinhos mortos por engolirem essa poluição toda.

Por isso, até o Natal, que virou um momento de consumismo desenfreado, pode ser transformado em algo diferente. Muitas cidades italianas escolheram a sustentabilidade em vez do uso das árvores tradicionais de plástico que acabam indo parar no lixo, passadas as festas. Uma excelente ideia, não é mesmo?

Veja algumas ideias de árvores de Natal italianas criadas a partir da reciclagem de materiais. A mensagem que elas passam é: menos lixo, mais conscientização, menos consumismo, ou seja, mais amor ao Planeta.

Farei bem à Terra!

Árvore de Natal com garrafas de plástico

Em Calimera, região do Salento, uma associação local lançou uma bela iniciativa ecológica pedindo aos cidadãos para recolherem garrafas plásticas todos os dias e entregá-las para fazer uma bela árvore de Natal ecológica. O resultado é incrível!

árvore natal garrafas de plástico

Fonte Foto

Árvore de Natal com caixas de frutas

Em Favara, na província de Agrigento, a árvore de Natal foi feita com caixas de frutas e está localizada na Piazza Cavour. No ano passado, a árvore havia sido feita dessa mesma maneira, o que não agradou a todos. A polêmica continua, mas a intenção é justamente chocar as pessoas com o intuito de conscientizá-las sobre o problema do lixo.

árvore natal caixas frutas

Fonte Foto

Árvore de Natal feita com pneus

Em Acate, na província de Ragusa, a árvore de Natal é realmente original porque feita com pneus recolhidos de vários aterros ilegais. Foi criada por Riccardo Zingaro e foi “batizada” com nome de Pneus. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a poluição e mostrar que algo especial pode vir do lixo.

Fonte Foto

Árvore de Natal feita de alumínio

Na Galeria Umberto, em Nápoles, a árvore de Natal é feita de sucatas de alumínio e foi chamada de Piramid. A instalação artística tem dez metros de material reciclado e foi projetada por Annalaura di Luggo.

Fonte Foto

Árvore de Natal com poliestireno e resíduos

Garrafas, papéis e pedaços de poliestireno (isopor). A árvore de Natal das Ilhas Tremiti lança uma mensagem: “chega de plástico, basta lixo no mar”. A árvore ecológica está localizada na praça central de San Domino e tem seis metros de altura. É dedicado à Ian Kiernan, fundador do evento “Clean up, limpamos o mundo”, que faleceu em outubro deste ano.

Fonte Foto

Árvore de Natal de granny square

Trata-se de uma árvore de Natal super colorida, localizada em Trivento, com 6 metros de altura e feita inteiramente de crochê, ou mais especificamente, de granny square, pequenos quadrados (1300 no total). Uma maravilha!

árvore natal da praça da avó

Fonte Foto

Árvore de Natal com embalagem

Uma árvore de Natal foi feita com a reciclagem artística também em Carmagnola, graças a 1500 metros quadrados de materiais de embalagem, retirados do lixo. Uma ideia muito original para salvaguardar o nosso meio ambiente.

Fonte Foto

Árvore de Natal com pacotes de cigarro e plástico

Uma árvore de Natal especial em que, em vez de bolas de Natal, foram utilizados tampas de vaso sanitário, isopor, embalagens plásticas de todo tipo e até pacotes de cigarros. Todo o material coletado na rua se transformou em decorações de Natal, passando a mensagem ‘evergreen’ (sempre verde).

árvore natal embalagem de plástico

Fonte Foto

Árvore de Natal com pneus e resíduos

Esta árvore de Natal foi feita com pneus abandonados e está localizada na Officina San Domenico, província de Andria. Depois de descobrirem um monte de pneus abandonados em uma área verde na periferia da cidade, 21 cidadãos, unidos na batalha contra o lixo, recuperaram 30 pneus, removendo-os do meio ambiente, e com eles fizeram uma árvore de Natal ecológica para a cidade.

Em seguida, a decoraram com lixo de todo tipo: de bolas feitas de garrafas de plástico, varinhas “de açúcar” feitas a partir de cabos de guarda-chuva quebrado, pedaços de tecido doados por empresas locais, etc. A estrela no topo foi feita com pedaços de madeira e o boneco de Natal foi feito com partes de uma garrafa plástica.

árvor natal com pneus

Fonte Foto

Árvore de Natal com decorações de símbolos da Itália

Na Sicília, esta linda árvore de Natal enfeitada com rodas de carroça, café, fitas e bolas decorativas foi feita toda de material reutilizado. Muito linda!

Foto di Sabry Bribry

Gostaram dessas ideias? Aqui no Brasil até existem algumas árvores de Natal ecológicas, sejam de garrafas pet, CDs, pneus e embalagens, mas muitas vezes são mal vistas pela comunidade que julga a prefeitura da região ou a iniciativa de quem criou como “pobre”, criticando pelo fato de não acharem essas árvores bonitas e iluminadas o suficiente.

No entanto, essas mesmas pessoas que não enxergam a mensagem das árvores de Natal ecológicas, são as mesmas que frequentam praias, parques e áreas públicas, jogando lixo pela janela de seus carros poluentes, gastando pneus caríssimos e descartando-os indevidamente.

Devemos nos espelhar cada vez mais nessa ideia de criar reutilizando, pois dessa maneira conseguimos aos poucos limpar toda a sujeira do nosso planeta. As árvores “vivas” e de pinheiros de verdade, agradecem! Pensem nisso.

Talvez te interesse ler também:

10 ÁRVORES DE NATAL COMESTÍVEIS PARA ENFEITAR AS MESAS!

10 ÁRVORES DE NATAL FEITAS COM LIVROS

LEMBRANCINHAS DE NATAL FÁCEIS E BARATAS PARA PRESENTEAR OS AMIGOS




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...