A banda que transforma lixo em instrumento. Veja o vídeo e surpreenda-se com o resultado


O Prêmio Jovens Campeões da Terra patrocinado pela empresa mundial de polímeros, a Covestro, e organizado pelo PNUMA – Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente,  premia anualmente jovens com ideias sustentáveis e ecológicas para proteção e preservação ambiental.

Dessa iniciativa já foram desenvolvidas diversas ações em prol do meio ambiente, e que  partiram de vários jovens ambientalistas que tiveram boas ideias para driblar o desperdício de materiais, aproveitar o lixo, combater a poluição e criar materiais sustentáveis alternativos ao plástico e outros materiais poluentes.

E por falar em boas ideias, temos o músico Shady Rabab, um egípcio que criou uma ótima solução, para combater a poluição do lixo. Para isso, ele concretizou o empreendimento musical denominado Garbage Music Project (Projeto Música do Lixo – em tradução livre), com duas finalidades:

  • tirar as crianças das ruas das regiões pobres e carentes da África,
  • ensinando-as a confeccionarem instrumentos musicais a partir do lixo plástico.

Conheça Shady Rabab neste vídeo do canal UN Environment Programme e seu trabalho de transformar lixo em instrumentos musicais.

Em 2018 essa ideia lhe rendeu o prêmio Jovem Campeão da Terra para a África e graças a seu projeto, crianças de comunidades desprovidas e carentes puderam criar belos instrumentos e formar um grupo musical.

Para dar suporte a esse empreendimento criativo, Shady Rabab criou o Rabab Luxor Art Collective, que desenvolve ações e estratégias, valendo-se da arte musical para combater a poluição do lixo.

Para tal fim, ele ensina os jovens a fazerem seus instrumentos musicais a partir do lixo plástico, e de outros materiais, preservando o meio ambiente da poluição e do acúmulo de sujeira.

A equipe que atua com o Rabab Luxor Art Collective realiza oficinas com aulas para ensinar os jovens a desenvolver suas habilidades musicais e saberem lidar com diferentes instrumentos feitos a partir de materiais tirados do lixo, para no final tocarem música em conjunto, na Garbage Music Band.

Satisfeito com a repercussão e o sucesso de seu projeto, Rabab Luxor declarou:

“Doze meses atrás, o Garbage Music Project era apenas uma ideia em um papel. A jornada dos Jovens Campeões da Terra transformou essa ideia em realidade.”

Na primeira fase, a equipe do projeto ensinou muitas crianças e jovens que aprenderam a transformar o lixo em instrumentos musicais.

Já na segunda fase, a equipe ensinou essas crianças a compor música e tocar esses instrumentos e, após meses de treinamento, criaram juntos uma apresentação musical que foi ainda transformada em vídeo.

Conheça esse belo trabalho, admire e emocione-se com esse surpreendente sonho que virou realidade, e que mostra como uma pessoa comum tem o poder divino, dentro de si, de criar lindas obras como essa!

Confira por você mesmo o resultado desse lindo trabalho, neste vídeo do canal Rabab Luxor.

Para saber mais sobre esse empreendimento criativo e solidário, conheça o site Rabab Luxor Art Colletive e veja todo andamento e desenvolvimento desse maravilhoso projeto educativo.

Além de tudo isso, o fruto da criação de Shady Rabab tem sido dar oportunidade para crianças e jovens de terem uma  formação musical e artística, e desenvolverem a consciência ambiental para se tornarem adultos mais atuantes em benefício do todo!

Que essa espetacular iniciativa seja inspiração para mais e mais pessoas utilizarem a arte e o conhecimento em prol de uma vida mais sustentável e ética.

Talvez te interesse ler também:

Orquestra de Reciclados de Cautera: como a música deu esperança a toda uma comunidade

Bon Jovi, o dono de três restaurantes que oferecem comida saudável de graça

Hip Hop Therapy: como a música rap pode ajudar a saúde do cérebro




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...