Do xixi à cerveja - uma “Pisner Beer” ou, a cerveja reciclada da urina

  • atualizado: 
Pisner Beer

Cerveja de montão é igual a xixi de montão também. Uma cervejaria dinamarquesa, a Norrebro Bryghus, que fabrica cerveja orgânica artesanal, decidiu aproveitar a quantidade, enorme, de xixi produzido pelos tomadores de cerveja do Festival de Roskilde, na Dinamarca e usar os 54 mil litros de urina para fertilizar suas plantações de cevada.

Esse método foi chamado de Beercycling - ou cerveja reciclada, e tem apoio dos governantes dinamarqueses.

Leia também:

seta

RECICLAR E REUTILIZAR: QUAL É A DIFERENÇA?

Não é nada novo o uso de urina para fertilizar plantações - assim se usa, desde que o homem começou a criar animais em estábulos, pois a urina é rica em compostos nitrogenados, importante fonte do nitrogênio que as plantas usam para seu desenvolvimento vegetativo. A novidade aqui está em usar a urina humana - e se estruturar uma rede de coleta - para "reciclar" a cerveja através da urina por ela mesma produzida, ou melhor dizendo, estimulada.

Um outro projeto parecido fora desenvolvido em Amsterdã em 2015:

Leia aqui:

seta

PEECYCLING: RECICLAR A URINA PARA FERTILIZAR OS TETOS VERDES DE AMSTERDÃ

O Beercycling foi colocado em prática durante o Festival de Verão, da cidade de Roskilde, onde foram instalados mictórios que juntaram o líquido em contêineres especiais.

O projeto recolheu, em 2015, 54.000 litros de urina dos participantes do festival de Roskilde. Toda essa urina foi usada para fertilizar as lavouras de cevada, na primavera de 2016 e, como resultado, se produziu 11 toneladas de cevada de malte que já estão no circuito para a preparação da cerveja.

Com essa quantidade de cevada adubada a xixi, a Nørrebro Bryghus pretende produzir 60.000 garrafas de cerveja Pisner que será lançada, para degustação, no próximo mês de junho.

Confira abaixo os vídeos da campanha:

Beercycling English from Landbrug & Fødevarer on Vimeo.

Beercycling from Landbrug & Fødevarer on Vimeo.

Leia mais sobre inovação e sustentabilidade:

setaIDEIAS CRIATIVAS PARA FAZER ARTESANATO COM GARRAFAS DE CERVEJA

setaTROQUE-TROQUE: NA FLORESTA AMAZÔNICA SE TROCA PLÁSTICO POR ALIMENTOS EM SUPERMERCADO

setaOOHO! A GARRAFA D’ÁGUA COMESTÍVEL JÁ É REALIDADE