Brinquedos do Chão: reutilizar materiais e aguçar a criatividade da criançada


Você já ouviu falar de Gandhy Piorski?

Gandhy Piorski é um educador e consultor do Instituto Alana, que estuda o brincar, o brinquedo e o imaginário há mais de 20 anos. Piorski é artista plástico, teólogo e pesquisador nas áreas de cultura e produção simbólica, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. Ele investiga as narrativas da infância e seus artefatos, brinquedos e linguagens, a partir das quais realiza exposições e intervenções.

Um dos projetos desse educador é a utilização de sucata para que as próprias crianças criem os seus brinquedos a partir da reutilização de diferentes materiais. O projeto integra a exposição “A Criança e a imaginação da matéria” e ensejou, também, um livro, o “Brinquedos do Chão: o imaginário, a natureza e o brincar”, que será lançado dia 5/11 na mostra, em cartaz de 12 a 17/11.

brinquedo do chao capa

O trabalho de Piorski consiste na pesquisa da imaginação do brincar em relação com os elementos naturais (terra, fogo, ar, água) e que a critiavidade da criança pode e deve ser estimulada a partir deles e de materiais que fazem parte do cotidiano.

Na mostra, serão apresentados os brinquedos que o educador reuniu ao longo de anos. Em seu acervo, há cerca de 1700 peças produzidas por 1200 crianças brasileiras, que usaram sucata urbana para confeccioná-las.

Já o livro “Brinquedos do Chão: o imaginário, a natureza e o brincar” é o primeiro de uma série de quatro volumes resultante de uma pesquisa sobre a relação entre a criança e os quatro elementos. A primeira edição foca o elemento terra e como ele está presente na imaginação da criança, desde cavar a terra à brincadeira de esconde-esconde.

brinquedo chao bicho

Segundo Piorski: “A imaginação é a faculdade com a qual a criança dialoga com a vida, é o oposto da consciência racional, que analisa e cria conceitos. A imaginação é fundada pelo simbólico, pelo encanto, e não por uma linguagem moralista. É preciso criar encantamento nas matérias, porque a imaginação é do reino do encanto, ele que acorda o interesse vivo em criar”.

O lançamento será em São Paulo, no dia 5 de novembro, às 18h, no Museu do Objeto Brasileiro, que fica na avenida Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros.

Especialmente indicado para você:

ESTUDO DEMONSTRA OS MALEFÍCIOS DOS BRINQUEDOS FALANTES

COMO FAZER BRINQUEDOS REUTILIZANDO DIFERENTES MATERIAIS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...