Brinquedos do Chão: reutilizar materiais e aguçar a criatividade da criançada

  • atualizado: 
Brinquedos do Chão

Você já ouviu falar de Gandhy Piorski?

Gandhy Piorski é um educador e consultor do Instituto Alana, que estuda o brincar, o brinquedo e o imaginário há mais de 20 anos. Piorski é artista plástico, teólogo e pesquisador nas áreas de cultura e produção simbólica, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. Ele investiga as narrativas da infância e seus artefatos, brinquedos e linguagens, a partir das quais realiza exposições e intervenções.

Um dos projetos desse educador é a utilização de sucata para que as próprias crianças criem os seus brinquedos a partir da reutilização de diferentes materiais. O projeto integra a exposição "A Criança e a imaginação da matéria" e ensejou, também, um livro, o "Brinquedos do Chão: o imaginário, a natureza e o brincar”, que será lançado dia 5/11 na mostra, em cartaz de 12 a 17/11.

brinquedo do chao capa

O trabalho de Piorski consiste na pesquisa da imaginação do brincar em relação com os elementos naturais (terra, fogo, ar, água) e que a critiavidade da criança pode e deve ser estimulada a partir deles e de materiais que fazem parte do cotidiano.

Na mostra, serão apresentados os brinquedos que o educador reuniu ao longo de anos. Em seu acervo, há cerca de 1700 peças produzidas por 1200 crianças brasileiras, que usaram sucata urbana para confeccioná-las.

Já o livro "Brinquedos do Chão: o imaginário, a natureza e o brincar” é o primeiro de uma série de quatro volumes resultante de uma pesquisa sobre a relação entre a criança e os quatro elementos. A primeira edição foca o elemento terra e como ele está presente na imaginação da criança, desde cavar a terra à brincadeira de esconde-esconde.

brinquedo chao bicho

Segundo Piorski: “A imaginação é a faculdade com a qual a criança dialoga com a vida, é o oposto da consciência racional, que analisa e cria conceitos. A imaginação é fundada pelo simbólico, pelo encanto, e não por uma linguagem moralista. É preciso criar encantamento nas matérias, porque a imaginação é do reino do encanto, ele que acorda o interesse vivo em criar”.

O lançamento será em São Paulo, no dia 5 de novembro, às 18h, no Museu do Objeto Brasileiro, que fica na avenida Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros.

Especialmente indicado para você:

ESTUDO DEMONSTRA OS MALEFÍCIOS DOS BRINQUEDOS FALANTES

COMO FAZER BRINQUEDOS REUTILIZANDO DIFERENTES MATERIAIS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!