8 ideias de artesanato com rolhas de cortiça


Esse post é para você que adora vinho, que o bebe como um remédio natural contra o estresse e que sabe que existem tantos outros motivos científicos para bebê-lo, com moderação, é claro!

E daí que a tua casa está cheia de rolhas de vinho, o que fazer com elas?

Aliás, a título de curiosidade, as rolhas de cortiça são uma coisa rara porque a árvore da qual se extrai a cortiça, a Quercus suber, vem sendo preservada e as rolhas feitas deste material natural, vêm sendo cada vez mais substituídas por rolhas de plástico e por outros tipos de tampa.

Então, se você tem estas rolhas em casa, conserve-as para fazer coisas estupendas com as tuas próprias mãos. Veja aqui 8 ideias criativas e originais:

1. Decoração romântica para a casa

rolhas coracao

Olha que elegância este coração. É fácil fazer, basta organizar e colar as rolhas em forma de coração, ainda melhor se elas estiverem manchadas de vinho, formando esta tonalidade entre vermelho e roxo, muito sugestiva.

2. Adubo para as plantas

rolhas plantas

A cortiça é um produto natural excelente para fertilizar plantas. Coloque as rolhas na terra e espere que elas se desintegrem com o tempo. Elas também protegem as plantas da formação de mofo.

3. Como etiquetas para o jardim

rolhas etiqueta

No jardim, as rolhas pode ser usadas para criar etiquetas a serem inseridas nos vasos para nos lembrar do que nós plantamos. É fácil fazer, basta inserir um palito de churrasco na rolha, escrever o nome da planta na rolha e colocar o palito apoiado na terra, como se vê na foto. Bonito e útil.

4. Como invólucro para objetos frágeis

Se precisar fazer um pacote de presente que envolva algo frágil, em vez de encher a caixa com isopor, use as rolhas de cortiça. Definitivamente o presente será mais bonito do que se apresentado envolvido em materiais sintéticos e ou plastificados, certo?

5. Tapete de banheiro

rolhas tapete

Muito chic e prático esse tapete que absorve a água. Veja aqui as instruções para fazê-lo (em inglês mas dá para entender pelas fotos).

6. Como ímãs de geladeira

rolhas ima

Para realizar este enfeite bonito e original, basta furar a rolha, inserir um pouco de terra e uma pequena planta suculenta no buraco feito, colar o ímã atrás e pronto. O resultado é impressionantemente lindo.

7. Como decoração de Natal

rolhas natal 2

Olha que linda esta guirlanda para decorar o teu Natal. As rolhas podem ser coladas umas nas outras e decoradas como a tua imaginação mandar.

Leia também: COMO FAZER ENFEITES DE NATAL REUTILIZANDO DIVERSOS MATERIAIS

8. Pequenos animais

rolhas animais

E para finalizar, veja aqui mais fotos para inspirar a tua imaginação a reutilizar as rolhas fazendo estes simpáticos animais.

Leia mais sobre reutilização e reciclagem:

PUFF DE GARRAFA PET: É MUITO FÁCIL DE FAZER!

10 IDEIAS SUPER ORIGINAIS PARA REUTILIZAR SUA MEIA-CALÇA VELHA

COMO REUTILIZAR CAIXAS DE FÓSFORO DA MANEIRA MAIS ORIGINAL POSSÍVEL

10 IDEIAS PARA RECICLAR CAIXAS DE SAPATOS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...