Panamá: uma aldeia construída apenas com garrafas de plástico


‘The Plastic Bottle Village’ é exatamente o tipo de ideia inovadora que pode, eventualmente, salvar a Terra de um afogamento em plástico. É uma comunidade planejada de 83 acres, no Panamá, que, como o nome sugere, vai ser totalmente construída a partir de garrafas plásticas descartadas.

Localizado na Isla Colon, na província de Bocas del Toro, ‘The Plastic Bottle Village‘ irá incluir cerca de 120 casas de tamanhos variados. O processo de design começa com quadros de construção de vergalhões e malha de aço, que são cheios de garrafas de plástico usadas. Uma vez que essa etapa estiver concluída, a rede elétrica é inserida às linhas de encanamento e as paredes de plástico são cobertas por concreto – tanto dentro como fora.

Assim, o acabamento das casas é parecidos com o das convencionais, e ninguém vai realmente reparar que as paredes são feitas de plástico. A escolha incomum do material de construção irá manter a casa em consideráveis 17 °C, mais frio do que a temperatura exterior. As casas são equipadas com um sistema de fossa séptica, janelas padrão, portas e uma calçada exterior.

panamá garrafas de plástico 1

A Vila é a ideia de Robert Bezeau, que se mudou para Bocas do Canadá há muitos anos com a intenção de criar vários projetos ambientais. Tendo iniciado um programa de reciclagem em 2012, durante o qual um número impressionante de garrafas de plástico foi recolhido, ele começou a pensar em como elas poderiam ser reaproveitadas. Pouco tempo depois, ele decidiu usá-las para construir casas e veio com uma ideia básica para o processo de construção. Ele agora está colaborando com empresas de arquitetura em todo o Panamá.

Mais de 10.000 garrafas de plástico foram usadas para construir o primeiro edifício protótipo, que foi concluído no ano passado. As garrafas foram obtidas a partir do mesmo projeto de reciclagem que Robert tinha organizado. A próxima casa deve ser ainda maior, e daí a necessidade de mais garrafas para construí-la. Segundo o site do projeto, “o projeto será construído em três fases, que se estende por 83 acres de colina parciais, lotes com vista para o mar, lotes em selva isolada.

panamá garrafas de plástico 2

O site ainda explica que 22.000 garrafas de plástico são descartadas em todo o mundo por segundo. Como todas essas garrafas, obviamente, não podem ser convertidas em casas, o projeto pretende sensibilizar para o desperdício colossal que essas garrafas criam. “O objetivo da Aldeia é criar um centro de educação que vai ensinar pessoas de diferentes partes do planeta a reutilizar garrafas de plástico como material de construção para o abrigo”, diz o site.

Você pode contribuir para o projeto inovador pela página GoFundMe, que espera arrecadar US$ 500.000.

Talvez te interesse ler também:

7 IDEIAS PARA CONSTRUIR COM MATERIAIS RECICLADOS

CASA CONTAINER MAIS BARATA E SUSTENTÁVEL

10 IDEIAS PRÁTICAS PARA REUTILIZAR GARRAFAS PET




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...