Tem açúcar? Site brasileiro aproxima as pessoas para emprestarem ou doarem coisas


A ideia não é de todo nova, mas a forma em que foi implantada faz toda a diferença. Economia compartilhada é uma forma de economia que se espalha pelo mundo inteiro, com pessoas abrindo até suas casas e emprestando seus carros para estranhos. Por mais que tenhamos que ter fé no ser humano, não é qualquer um que está preparado para isso. Mas e se você pudesse fazer tudo isso com pessoas próximas? Pessoas que vivem no mesmo bairro que o seu? Pois essa foi a ideia da carioca Camila Carvalho ao criar a plataforma Tem Açúcar?.

Trata-se de uma plataforma criada para estimular vizinhos a recuperarem o hábito de se ajudarem quando falta algo em suas casas. Afinal, era muito comum tempos atrás pedir uma xícara de açúcar para o colega do muro ao lado. Às vezes sem nem sair de casa. Pedia-se do portão de casa mesmo.

A própria autora diz que o costume dos pais, tios e avós, foi uma inspiração para a criação da plataforma. Mas é claro que a ideia não fica restrita ao copo de açúcar. Tudo que você quiser pedir emprestado para o seu vizinho é permitido. Assim as pessoas do bairro compartilham de roupas a utensílios domésticos.

O site inclusive motivou a jornalista Dimalice Nunes, moradora de São Paulo, capital, a emprestar sua bota ortopédica quase nova, que acabou ajudando Júlia, que deixou até mesmo um bilhete de agradecimento pela gentileza da jornalista. As duas se conheceram e agora são amigas.

Este é só um exemplo de como a economia compartilhada é boa não apenas para o meio ambiente, mas também para aproximar as pessoas, hoje tão distantes e incapazes de até mesmo pedir um pouco de açúcar para seus vizinhos.

Quem quiser participar basta acessar aqui o site Tem Açúcar? e se cadastrar na plataforma e informar do que precisa. O usuário ficam então aguardando a resposta de alguém que decida lhe ajudar. Este também determina as condições do empréstimo, que devem ser seguidas por solicitou o item integralmente.

Leia também: AVANZI POPOLO: NA ITÁLIA O DESPERDÍCIO SE COMBATE COMPARTILHANDO ALIMENTOS

Fonte foto: facebook




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...