8 Formas de reciclar pneus velhos e 2 de reutilizar


Em que poderia se transformar um pneu no final de sua vida? Lixo, certamente não, pois o seu material pode ser reciclado e utilizado em tantos modos; sofrer uma transformação que pode ser tocada, ouvida e vista.

O caminho para experimentar as aplicações e vantagens da reciclagem de pneus usados foram apresentadas na 18ª edição do Ecomondo Itália, uma Feira Internacional sobre desenvolvimento sustentável.

Entre chuveiros sonoros e telas de LCD, no “setor esportivo” da feira, falava-se sobre as capacidades elástica e de absorção de choque dos materiais usados em pavimentos desportivos derivados dos grãos obtidos da borracha de pneus decomposta. O granulado da borracha do pneu vai ligada com resina de poliuretano ou com outros polímeros termoplásticos.

Dali a experimentar a diferença entre dirigir sobre um asfalto tradicional e aquele modificado com este material para testar a redução do ruído do tráfego, a melhor resposta para frear, e aumento da drenagem em caso de chuva, foi um pulo.

E o que acontece quando você entra em um apartamento insonorizado com esse tipo de material? Uma simulação reproduzia os ruídos que podem ser ouvidos em uma casa normal e na casa que tinha paredes com bainhas de isolamento acústico, feitas com os grãos da borracha de pneus, onde o som é silenciado e abafado.

O objetivo? Deixe-nos saber sobre a qualidade da borracha reciclada e o seu uso em superfícies como ruas, estradas e pavimentos esportivos.

Esta, então, seriam as novas vidas que pneus velhos poderiam ter, um recurso valioso a partir do qual é possível extrair materiais reutilizáveis para muitas aplicações de interesse público:

1. Asfaltos modificados

A borracha triturada que é obtida com o esmagamento do pneu é usada em todo o mundo para a produção de asfalto modificado: a adição de borracha no asfalto permite realizar ruas e estradas caracterizadas por uma elevada durabilidade, baixo ruído e aderência de travagem.

2. Superfícies esportivas

superfícies esportivas

Uma vez reduzidos em grãos os pneus de borracha, eles podem ser ser usados como preenchimento de campos de futebol com grama artificial, pistas de atletismo, pavimentações antitraumas e superfícies equestres. A propriedade drenante do material, combinada com a capacidade elástica para absorver impactos fazem o grânulo deste tipo de borracha particularmente adequado para tais utilizações.

3. Materiais para isolamento de som

O material obtido com a reciclagem de pneus é comumente usado para produzir painéis isolantes de som, tapetes anti-derrapantes, membranas impermeabilizantes, materiais anti-vibrações e anti-sísmicos, particularmente apreciados pelas propriedades elásticas do material, o que garante proteção de segurança.

4. Engenharia Civil

A borracha do pneu decomposta em grãos pode ser utilizada no lugar de outros materiais para a construção de pontes, viadutos e bacias de retenção de água da chuva para que fiquem mais leves. A propriedades de drenagem, antimofo, antivibração, isolamento térmico e baixo peso são específicas dos materiais derivados do reciclo de pneumáticos e faz com este tipo de aplicação seja particularmente vantajosa.

5. Aplicação urbana

Lombadas, delimitadores de tráfego, redutores de velocidade e delimitadores de pistas são apenas alguns exemplos do uso da borracha reciclada de pneus no campo do desenvolvimento urbano.

A capacidade de suportar o impacto sem deformação a torna particularmente popular nesta área.

6. Material para manta ou acolchoado em jardinagem

material manta jardinagem

Os jardins revestidos com resina de poliuretano e coloridos em diferentes tons encontrou larga aplicação na realização de mantas e acolchoados em jardins públicos e privados de alguns países. A técnica representa uma barreira física à transferência de energia e vapor d’água entre o solo e a atmosfera, para reduzir as perdas de água do solo e a infestação de parasitas.

7. Composto reciclado

composto reciclado

As minúsculas partículas que se formam da trituração da borracha são recicladas em novos compostos para a produção de artigos técnicos em quantidades e porcentagens variáveis, dependendo da performance do produto final e, no mínimo, em compostos de novos pneus.

8. Devulcanização (Regeneração)

A poeira e os grânulos da borracha, quando sujeitos à ação mecânica, térmica ou de ultrassons irradiados, são submetidos a um processo de devulcanização com resultados variáveis dependendo da função do material de partida e da tecnologia utilizada. O produto final é particularmente adequado para reutilização em novos compostos de borracha em elevadas percentagens. Por conseguinte, esta operação permite a reciclagem total dos polímeros que são novamente ligados às novas matérias-primas por um segundo processo de vulcanização.

2 Formas de reutilizar pneus velhos

E, por fim, aqui vão duas ideias para reutilizar (não reciclar) os pneus velhos. A primeira é fazendo essas lindas caminhas para pets. Tarcy Larraury‎ pede no Classificados farroupilha do Facebook, pneus para o seu projeto para os cães do abrigo! Ótima ideia, não?

A segunda ideia é reutilizar o pneu na jardinagem. Inspire-se na foto.

Talvez te interesse ler também:

RECICLAR E REUTILIZAR: QUAL É A DIFERENÇA?

NO URUGUAI NASCE UMA ESCOLA FEITA COM PNEUS, GARRAFAS E LATAS REUTILIZADAS

7 IDEIAS PARA CONSTRUIR COM MATERIAIS RECICLADOS

OS PNEUS SERÃO PRODUZIDOS COM O DENTE-DE-LEÃO?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...