8 ideias para reciclar as latinhas de alumínio

ideias para reciclar as latinhas de alumínio
Nós já sabemos que em todo objeto usado encontra-se um potencial novo objeto. Por exemplo, as latas. Quantas delas jogamos fora todos os dias? A questão é, obviamente um pouco retórica: com um pouco de imaginação, as latinhas podem se tornar objetos tão diversos quanto altamente originais, cuja criação é divertida e econômica. Por que comprar acessórios e objetos de decoração quando podemos criá-los nós mesmos e torná-los únicos?

Veja algumas ideias para colocar em prática o teu desejo de criar e ser original fazendo bem à Terra

1. Ecobags

Com a nova lei paulistana o que será mais que útil são as ecobags. Essa daqui realmente vai parar o quarteirão, todo mundo vai querer saber onde você a comprou. Criar um acessório como este é relativamente simples: basta imaginar um modelo e definir seus contornos, fazer um molde em papel e recortar as latinhas em pequenos pedaços, depois de tê-los nivelado, basta fundi-los em um mosaico com a ajuda de um grampeador e um pouco de arame. Para recortar as latas, primeiro se faz um buraco na lata usando um alicate ou estilete, e depois se usa uma tesoura simples para o corte. Veja aqui o tutorial em inglês.

2. Molduras

O efeito mosaico de pequenas peças de alumínio se presta a muitas outras aplicações, molduras para quadros e espelhos, por exemplo. O procedimento é sempre o mesmo e é muito simples: em uma base de madeira, plástico ou papelão são colados os retângulos de alumínio previamente planejados para criarem o mosaico que nós gostamos. Dada a dificuldade de colar o alumínio sobre um outro material, é aconselhável espalhar sobre a superfície do quadro uma pasta tipo durepox e colocar peças de alumínio, deixando que a própria massa, ao endurecer, as cole.

3. Eco-jóias

Recortando o alumínio na forma desejada e dobrando os ângulos para que não machuquem, é possível criar pulseiras, colares e brincos. Use a imaginação.

4. Cortinas

Da mesma forma, recortando alumínio em pequenos pedaços pelas formas geométricas e dobrando os ângulos você pode juntá-las com fios coloridos e criar uma cortina, para dar-lhe um peso, use nas extremidades algumas contas de vidro.

5. Cinzeiros

Com as latas também se pode fazer cinzeiros originais, simplesmente cortando a parte superior da lata, fazer várias tiras, dobrando-as para a parte interna da lata. Veja o vídeo abaixo que mostra passo a passo de como fazê-lo.

6. Acessórios Eco-fashion com as linguetas

Para a criação dos acessórios também servem as linguetas que abrem as latas. Se você tiver paciência, destreza e imaginação, as possibilidades são infinitas: ligando-as umas às outras, você pode de fato criar belos objetos.

Idéias para reutilização de latas também em móveis e acessórios para decoração. Olha que linda esta obra do designer Mauricio Affonso.

E este colar havaiano?

7. Lanternas de jardim

Veja que fofura estas “lanternas” feitas com latas de alimentos. Uma vez usadas e lavadas com cuidado, escolha o que deseja como desenho e o reproduza sobre as latas com a ajuda de um marcador, prego e martelo, fazendo furos a uma distância de cerca de meio centímetro entre eles. Para evitar que a lata se amasse, é aconselhável enchê-la antes de água e colocá-la no congelador por uma noite. Depois, pinte as latas da cor que você preferir. Insira velas e estão prontas as tuas lanternas definitivamente originais e eco-friendly.

8. Abajur de linguetas

Com as linguetas e um pouco de paciência é possível criar belas luzes de cabeceira. Todas as instruções e o passo a passo neste tutorial.

Leia também:

10 IDÉIAS PARA RECICLAR CARTÕES DE CRÉDITO

IDEIAS ORIGINAIS PARA RECICLAR CHAVES

10 IDEIAS PARA RECICLAR TAMPINHAS DE CERVEJA