Quebra-pedra: conheça e use para além dos problemas renais e hepáticos


Muita gente conhece e usa a quebra-pedra para problemas renais e hepáticos. Juntamos aqui algumas informações interessantes – com base em estudos científicos – sobre o uso dessa planta na medicina popular, para que você a conheça melhor e possa usá-la em vários tratamentos.

Quebra-pedra é o nome comum de diversas espécies do gênero Phyllanthus, usadas no Brasil e em grande parte do mundo. É uma plantinha muito comum em nossos jardins, campos e beiras de estrada.

Quebra-pedra no Brasil

Só no Brasil existem 4 espécies vegetais conhecidas como quebra-pedra. Outros nomes comuns são erva-pombinha ou arrebenta-pedra (em espanhol seu nome é chanca-piedra, que tem o mesmo sentido).

Os nomes comuns se referem a ação de quebrar, desfazer as pedras de oxalato de cálcio que se formam nos rins das pessoas propensas a este tipo de cálculos renais. Mas, esta planta também é bom remédio contra hepatite – tanto que os EUA patentearam seu uso para poderem fabricar um medicamento específico contra a Hepatite B.

As quebra-pedras dos campos brasileiros

Phyllanthus acutifolius – alcança até 70 cm de altura e suas raízes são usadas na medicina popular contra a icterícia. Suas folhas são usadas para casos de pedras na bexiga e rins.

Phyllanthus niruri – este é o quebra-pedra que foi patenteado pelos estadunidenses para a fabricação de medicamento contra Hepatite B.

Phyllanthus amarus – apresenta substâncias anticancerígenas e anti-inflamatórias (estudo). Também é usado na medicina Ayurveda para tratar problemas de estômago, do aparelho genitourinário, do fígado, rim e baço. Age como adstringente, estomacal, hepático, diurético, febrífugo e antisséptico. Também é indicado contra gonorréia, menorragia, problemas gastrointestinais – diarréia e disenteria -, febres intermitentes, oftalmopatias, escabiose, úlceras e feridas (confira nos seguintes estudos caso deseje aprofundar, aqui e aqui).

Phyllanthus tenellus – esta espécie é mais identificada com o nome de erva-pombinha e reconhecida como diurética. Indicada para cálculos renais.

A quebra-pedras é uma das 71 espécies indicadas, usadas e distribuídas pelo SUS para os problemas mencionados pela medicina popular pois, seu uso empírico já teve comprovação científica suficiente, razão pela qual também é bem aceita pelos médicos que a conhecem.

Posologia e sobredosagem

Mas, como toda planta medicinal, a sabedoria está na dose usada e esta é diferente, para cada tipo de recomendação.

Indicações de dosagem:

Adultos: 10 a 20ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água; 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de raízes em decocção até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12h.

Crianças: posologia por peso corporal: 0,4ml/Kg/dia com intervalos menores que 12h.

Mas, é preciso ter cuidado com a sobredosagem já que, doses muito altas podem ter sério efeito purgativo.

Consultar um médico é sempre a melhor opção para um tratamento personalizado e eficaz.

Chá de quebra-pedra

Para fazer um bom chá de quebra-pedra para tratar problemas renais recolha uma planta de porte médio, fresca e pique-a bem (corresponde a uma colher das de sopa de planta seca triturada) para cada xícara de água que for preparar.

Ferva por cinco minutos. Abafe. Tome morno após coar, até um máximo de 3 xícaras ao dia, até a expulsão das pedras (porém, outros indicam que não se deve ultrapassar as 3 semanas de tomada sem interromper por 1 semana, pelo menos).

Esta receita de chá de quebra-pedra também é indicada como diurético, em casos de cistite, ácido úrico, inflamação da bexiga e micção dolorosa.

Atenção

Recomendamos consultar um médico antes de fazer uso de qualquer medicamento, mesmo sendo remédio caseiro, de comprovado uso popular.

Leia mais sobre plantas medicinais:

CANDIDÍASE: 5 ERVAS QUE PODEM ACABAR COM ELA

MEDITAÇÃO, REIKI, ARTETERAPIA: CONHEÇA AS TERAPIAS ALTERNATIVAS OFERECIDAS PELO SUS

CONHEÇA 10 REMÉDIOS NATURAIS PARA HEMORROIDAS

EQUINACEA: USOS, BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. LEOPOLDO KASWINER
    Publicado em 20/03/2021 às 5:11 pm [+]

    Tenho muita confiança na fitoterapia, mas tbm sei que devemos ser cuidadosos e manter atenção em qualquer reação adversa.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...