Como ter um guarda-roupa funcional e reaproveitar roupas que não gosta mais 


Ter um guarda-roupa funcional vai facilitar a sua vida e economizar no seu bolso. Veja o porquê.

O jeito como nos vestimos diz muito sobre a gente. É uma das primeiras impressões que as pessoas têm quando nos veem e pode, inclusive, servir como uma potente forma de expressão. Porém não é nada fácil encontrar roupas totalmente de acordo com quem somos todos os dias.

É comum que, muitas vezes, ao abrir o guarda-roupa, a sensação seja de desespero por não saber o que vestir para aquele encontro importante ou para mais um dia de trabalho.

O fato é que as roupas que usamos precisam ser vistas com muito carinho. Por isso é cada vez mais comum que as pessoas invistam em um guarda-roupa funcional.

Você sabe o que é isso? Conheça abaixo esse conceito e anote algumas dicas de como tornar seu vestuário mais eficiente e bonito.

Guarda-roupas funcional

Um guarda-roupa funcional nada mais é do que investir em peças coringas, que vão bem com várias outras peças, tornando todo processo de vestir-se muito mais simples e elegante. A ideia aqui é ter sempre peças base e brincar com elementos, como itens mais coloridos, acessórios e peças diferentes.

Abaixo conheça algumas dicas de como tornar seu guarda-roupa realmente funcional:

Conheça seu estilo

Autoconhecimento é fundamental para quem quer ter um guarda-roupa eficiente. Por isso é importante saber bem quais peças gosta mais, com as quais se sente mais confortável, o que fica bem em você. E isso é muito pessoal. Cada um tem uma personalidade, forma de enxergar o mundo e a moda nada mais é do que a expressão de tudo isso. Então conhecer a si mesmo, o próprio estilo, é essencial para ter um guarda-roupa que faça sentido;

Saiba comprar

Além das questões financeiras, que devem ser levadas em conta, o ato de comprar precisa ser feito de modo inteligente. Evite, ao máximo, compras por impulso e saiba evitar possíveis “ciladas”: promoções nem sempre são boas, roupa cara não é sinônimo de qualidade e aquele item de moda não, necessariamente, servirá para você. Evite também comprar peças fora do seu tamanho, na esperança de engordar ou emagrecer para caber nelas;

Está na moda! E daí?

Nem todas as peças que viram queridinhas vão combinar com o estilo de todos. Então, pense bem antes de adquirir essas peças apenas porque todo mundo está usando. O mais importante é que esteja na SUA moda, adequada ao seu momento e que te faça sentir-se feliz quando a veste;

Dê uma faxina no seu guarda-roupas

Em um dia mais tranquilo, separe as roupas que não quer mais, aquelas que precisam de conserto e as que você quer manter. Nesse dia, uma boa dica é experimentar todas as roupas e possíveis combinações. Dá trabalho, mas vale a pena, pois vai te fazer economizar muito tempo na hora de escolher seus looks. Quando for fazer a faxina no guarda-roupas, utilize organizadores, cabides e setorize as peças por tipo e cor, se possível. Isso também ajuda muito na hora de se vestir;

Tenha peças básicas

Calça jeans, casacos, camisetas, camisas, tênis. Existem itens que fazem toda a diferença na hora de escolher o que vestir, pois tornam mais fáceis as combinações.

Peças básicas

Calças

Tenha pelo menos uma calça jeans da modelagem que preferir, uma calça preta (ou escura) que vai combinar com várias peças e outra branca (ou clara).

Blusas de frio

Uma jaqueta faz toda a diferença como terceira peça nos looks. Pode ser jeans, de couro ou qualquer outro tecido que preferir. Cardigans também são peças coringas para ter por perto, especialmente em cidades que experimentam várias estações do ano no mesmo dia. Uma outra peça que não pode faltar nessa categoria é o blazer, que é elegante e combina com tudo.

Blusas de calor

Tenha algumas camisas, que podem ser de diversos estilos, como listradas, brancas ou jeans. Essas peças são fáceis de combinar com calças jeans ou de outra modelagem e ficam muito elegantes.

Invista também em camisetas básicas para utilizar com saias ou calças diferentes ou mesmo para aquele dia que tudo que você quer é uma calça jeans e uma camiseta branca.

Sapatos

Tenha pelo menos um tênis confortável. Ele pode ser mais básico ou mais estiloso, o importante é que calce bem.

Sapatos nudes (com salto ou não) e sapatilhas também ajudam muito na hora de compor looks estilosos.

Peças únicas

Aquele vestido preto básico não tem esse nome à toa: ele combina com tudo e funciona em diversas ocasiões, então é uma ótima aquisição.

Nesse mesmo segmento, tenha também vestidos e macacões (caso goste) para aqueles dias que é mais difícil combinar peças. Por ser itens únicos o look fica pronto muito rápido.

Como reaproveitar roupas que não gosta mais

Além de ter um guarda-roupas funcional, é importante também ficar atento ao reaproveitamento de roupas que não gosta mais. Essa é uma atitude de cuidado com a natureza, pois todos os dias diversas peças vão parar no lixo, poluindo o solo e lençóis freáticos, pois muitas dessas roupas têm resíduos químicos; ou mesmo engrossando o lixo dos aterros sanitários. Conheça abaixo algumas dicas de como reaproveitar as peças:

Customize suas roupas

Sabe aquela camiseta que você não gosta mais? Ela pode ganhar alguns detalhes, como strass ou bordados, e virar uma roupa nova. Existem diversas ideias na internet. Vale a pena, especialmente, no caso daquelas peças que você gosta mais, porém já cansou de usar.

Olhe pelo tecido

Muitas roupas com estampas bonitas podem se tornar sacolas, porta-documentos, protetor de panela, abajur, revestimento de cabide, capa de caderno ou agenda, porta trecos ou mesmo um quadro.

Que tal o patchwork?

Retalhos diversos podem se tornar colchas, tapetes ou almofadas usando a técnica do patchwork, que nada mais é que unir vários retalhos em um mesmo item. Fica muito bacana e é ecologicamente correto.

Use como enchimento

Pufes e almofadas, por exemplo, podem receber peças de roupa velha que não tem mais utilidade, especialmente os tecidos mais macios. Experimente!

Fontes:

  1. Sonhar e Morar
  2. Moda Fora da Caixa
  3. Revista Artesanato

Talvez te interesse ler também:

Com que roupa eu vou? Guia de cores para usar no dia a dia

ONG revela as condições em que são produzidas as roupas da Shein

Na Austrália nasce a primeira Biblioteca de Roupas: revitaliza peças e cria um guarda-roupa coletivo

Moda gestante: é preciso realmente trocar o guarda-roupa?

Roupas poluentes? Sim, nossas roupas poluem e degradam o meio ambiente

Como acabar com a umidade no guarda-roupa e evitar o mofo




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...