Na Austrália nasce a primeira Biblioteca de Roupas: revitaliza peças e cria um guarda-roupa coletivo

  • atualizado: 
Biblioteca de Roupas

Uma espécie de guarda-roupa coletivo para poupar dinheiro e reduzir o lixo: na Austrália, em Fremantle, nasce uma autêntica biblioteca de roupas onde, em vez de livros, emprestam-se roupas que não são mais usadas e que ganharam uma nova vida. E o que não pode ser reutilizado, é reciclado, virando produtos têxteis.

Lost Property é o nome da ideia que consente às pessoas de doarem suas roupas para criarem assim um guarda-roupa coletivo, com espírito de compartilhamento e moda sustentável.

Uma ideia excepcional já que são muitas as mulheres que quando olham para os seus guarda-roupas, pensam: "não tenho nada para vestir", embora tenham um monte de coisa guardada na esperança de usar um dia, de emagrecer, de engordar ou de achar a ocasião justa. No fundo, a gente sabe que algumas peças não usamos, nem usaremos, nunca!

A única solução para esse caos é dar essas roupas, uma atitude de sustentabilidade, especialmente se considerarmos que no mundo, a cada ano, um milhão de toneladas de roupas são jogadas fora. Pense na parte do seu armário que você não usa, onde há coisas que você nunca vestiu e que vêm apenas acumulando poeira há um tempão. Essas roupas em excesso podem ser chamadas de lixo, mas alguém ficaria feliz em usá-las como um novo vestuário, dizem as idealizadoras dessa iniciativa.

Em suma, o que você está cansado de vestir, para outra pessoa pode ser uma novidade deslumbrante!

Como funciona

Na loja Lost Property os membros pagam uma assinatura mensal e este registro dá acesso total às roupas, com trocas ilimitadas e um guarda-roupa diversificado.

Além disso, qualquer tipo de roupa que tenha sido doada e que por algum motivo não possa ser arrumada e reutilizada, será reciclada em produtos têxteis, pois a loja abriga ainda laboratórios e workshops de corte, costura e patch work

Criatividade e funcionalidade em uma solução simples e eficaz que contribui para reduzir o impacto ambiental e diminuir o consumismo.

Que mais lojas de moda abracem essa ideia!

Talvez te interesse ler também:

BANANATEX: DA BANANEIRA O MATERIAL REVOLUCIONÁRIO QUE DARÁ ADEUS AO PLÁSTICO

TÊNIS VEGANO, ECOLÓGICO: EM VEZ DE CHULÉ CHEIRINHO DE CAFÉ PORQUE FEITO DE BORRA

ROUPAS POLUENTES? SIM, NOSSAS ROUPAS POLUEM E DEGRADAM O MEIO AMBIENTE

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!