Morre aos 102 anos Iris Apfel, ícone que se tornou modelo aos 97 anos


A moda perdeu uma de suas figuras mais emblemáticas e coloridas com o falecimento de Iris Apfel, aos 102 anos, em sua residência na Flórida. Conhecida por sua personalidade vibrante tanto quanto por seu estilo único, Apfel se destacou no cenário da moda com uma abordagem que desafiava convenções e celebrava a individualidade.

Morre aos 102 anos Iris Apfel, ícone que se tornou modelo aos 97 anos

Quem foi Iris Apfel?

Nascida em Nova York em 1921, em uma família judia, Apfel iniciou sua jornada acadêmica estudando história da arte e posteriormente se aventurou no design de interiores, um campo em que deixou uma marca indelével, trabalhando até mesmo em projetos de restauração na Casa Branca. Seu talento para combinar texturas, padrões e cores de forma inovadora logo transbordou para o mundo da moda, onde sua presença tornou-se inconfundível.

Com seu cabelo branco, óculos statement e um senso de estilo inigualável, Iris Apfel tornou-se uma presença constante nas semanas de moda, especialmente em Paris, onde desfilou por mais de cinco décadas. Além de sua visibilidade nos eventos de moda, ela também atendeu a clientes famosos, como Greta Garbo e Estée Lauder, consolidando sua influência e legado no mundo da moda e do design.

Uma carreira notável

Sua morte foi anunciada em uma rede social para quase três milhões de seguidores, evidenciando o impacto e o alcance de sua figura. Personalidades como Tommy Hilfiger prestaram homenagens, reconhecendo-a como uma pioneira e líder cujo trabalho e estilo de vida inspiraram inúmeras pessoas ao redor do mundo.

Ao lado de seu marido Carl, com quem fundou a Old World Weavers em 1950, Iris Apfel construiu uma carreira notável, permeada por seu toque artístico único e uma paixão incansável pelo trabalho criativo.

Mesmo em idade avançada, ela não só se manteve relevante como também se reinventou, tornando-se uma modelo profissional aos 97 anos e continuando a inspirar gerações com sua abordagem lúdica e experimental à moda.

Morre aos 102 anos Iris Apfel, ícone que se tornou modelo aos 97 anos

Sua agente, Lori Sale, refletiu sobre a honra de trabalhar com Apfel, destacando sua visão única e sua habilidade de ver o mundo como um caleidoscópio de cores, padrões e estampas. Iris Apfel acreditava firmemente que se vestir deveria ser uma forma de expressão criativa e divertida, uma filosofia que ela encorajava outros a adotar, independentemente da idade.

Iris Apfel deixa um legado duradouro como um ícone da moda que transcendeu as fronteiras do tradicional, ensinando-nos a celebrar a individualidade e a criatividade em todas as fases da vida. Sua vida foi um testemunho do poder da moda não apenas como um meio de adornar o corpo, mas como uma forma de expressar a alma.

Fonte: BBC

Leia também:

Elisabetta Dessy, aos 66 anos, é a nova modelo da Victoria’s Secret

O que é Etarismo: passou da hora de boicotar o culto à juventude

Beleza Interior Existe e Faz, Realmente, a Diferença




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...