Sandálias artesanais, 100% naturais, feitas por pessoas que de fato preservam a Amazônia. Como comprar

Sandálias artesanais, 100% naturais, feitas por pessoas que de fato preservam a Amazônia. Como comprar

No Acre, mulheres indígenas fabricam sandálias de borracha e mostram que é possível produzir calçados sustentáveis utilizando matéria-prima 100% orgânica.

A ideia surgiu da designer de calçados Daosha Vaxã Shawã, 52 anos e casada com Txada Shawã, da etnia Shawãdawa. De acordo com o site Só Notícia Boa, as mulheres da região, receberam um treinamento sobre como transformar o látex em folha de borracha. A partir daí, Daosha viu a oportunidade de criar calçados usando essa folha e contou com a ajuda de seu esposo e mais duas lideranças para aperfeiçoarem suas criações.

Os calçados (chinelos e sandálias) são feitos de puro látex, o qual é extraído pelos homens da aldeia. As mulheres ficam com o trabalho de tingir, costurar e montar as peças. Por enquanto a produção ainda é pequena, cerca de 40 sandálias por mês, pois são apenas 15 indígenas trabalhando na confecção (2 homens e 13 mulheres).

Além do látex como principal recurso, os calçados são tingidos naturalmente com terra e urucum. Já o solado é feito com pó de madeira e os bordados são feitos com linha de palha de buriti. A designer garante que os calçados são bem confortáveis, pois moldam-se nos pés. Além disso, são bonitos, não descolam e nem desbotam, por isso duram bastante.

https://www.instagram.com/p/By-odJuhCAe/?utm_source=ig_web_copy_link

Os calçados desenvolvidos pelos indígenas são da marca Ararinha e começaram a ser vendidos recentemente.

Como comprar

Quem tiver interesse em conhecer o trabalho deles e adquirir alguma peça, pode comprar tanto pela internet (Facebook) quanto pelo Whatsapp (11) 99910-7214. Cada par custa R$ 150,00 seja masculino ou feminino.

Vale a pena o investimento, pois além de adquirir um produto 100% sustentável, lindo e confortável, ainda podemos contribuir com o trabalho de pessoas humildes que, de fato, preservam o nosso planeta.

Talvez te interesse ler também:

O tênis feito com descarte de frutas, e que ainda pretende atrair as abelhas

O látex orgânico produzido com técnica indígena que gera renda à famílias do Pará

Acre Latex Project Design Lab: calçados e acessórios do Acre para Milão

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *