Cuecas hi-tech que podem ser usadas por semanas, sem lavar!


Trocar a roupa íntima todos os dias, em um futuro próximo, poderá vir a ser uma lembrança. Estamos em um estágio da Revolução Industrial que até as roupas estão sendo planejadas, por empresários e empreendedores do ramo, com o fundamento da alta tecnologia (hight tech).

É o que acontece com a grife dinamarquesa Organic Basics, uma empresa de roupas criada em 2015, por 4 rapazes dinamarqueses, em Copenhague que, baseada em conceitos sustentáveis e matérias-primas de qualidade, quer contribuir para a preservação do meio-ambiente,

Para viabilizar essa inovação, a Organic Basics montou uma campanha, no site Kickstarter com o objetivo de arrecadar fundos para investir, cada vez, em novas alternativas de fabricação de cuecas, regatas e meias, que unam durabilidade, conforto e qualidade e que possam ser usadas durante semanas sem precisar lavar.

Há dois anos, a Organic Basics lançou a primeira linha de roupas íntimas sustentáveis e inodoras, denominada Silvertech.

Agora, de forma mais aprimorada, surge a versão Silvertech 2.0, com maior conforto, termorregulação, durabilidade e respirabilidade.

O projeto e campanha do lançamento da Sivertech 2.0, apresentado no KickStarter, site de crowdfunding (financiamento colaborativo), atingiu o orçamento para a produção desta linha, conseguindo o dobro do que almejava, sinal que muitos estão apostando nessa inovação!

Veja o que a alta tecnologia pode fazer para termos roupas práticas, que não sujam com facilidade e que se possa usar bastante, sem que fiquem facilmente com cheiro ou manchas de suor.

A Fórmula da Silvertech2.0 – Nylon reciclado e sal de prata no tecido

A Silvertech 2.0 foi lançada em Maio, deste ano, envolvendo produção de alta de tecnologia, reciclagem de material como nylon e a utilização da prata, o que contribuiu para os tecidos das roupas conterem propriedades antibacterianas, controle de odores, proteção à sujeira, termorregulação de temperatura (no frio, esquenta e no calor refresca).

O nylon utilizado na fabricação das roupas da Organic Basics é fabricado na Itália com 100% de matérias-primas recicladas, a partir de resíduos de fibras pós-industriais e resíduos de tecelagem.

Essa matéria-prima torna o tecido leve, macio, extremamente arejado e livre de processos químicos.

As calças esportivas, roupas íntimas e camisetas com tecido de nylon reciclado da Organic Basics conferem à quem usa, maior conforto, absorção de umidade e regulação de calor.

As roupas permanecem preservadas da ação do suor, devido ao tratamento dado ao tecido utilizado para sua confecção, favorecendo a passagem do ar, principalmente, onde mais se transpira e pela ação da tecnologia Polygiene que impede o crescimento das bactérias causadoras de odores e fungos, não prejudicando a flora bacteriana natural da pele e, com isso, controlando o odor.

Para a concretização dessa inovação a empresa fez uma parceria com a Polygiene®, que através da tecnologia do sal de prata no tratamento do tecido, proporciona à roupa qualidade antimicrobiana e inodora eficiente.

O que a propriedade da prata confere ao tecido

A prata, desde a antiguidade é utilizada por seu poder antimicrobiano, um exemplo disso, são os gregos antigos que colocavam moedas de prata em suas águas para mantê-las limpas e puras.

Depois de muita pesquisa, chegou-se à tecnologia do uso da prata em roupas, em conformidade com a EPA (Agência de Proteção Ambiental).

O propósito da prata fazer parte do tratamento do tecido das roupas é evitar a necessidade de lavagens frequentes, o que contribui para reduzir o impacto ambiental e a poluição do meio-ambiente, provocado pela lavagem excessiva das roupas.

O lema é usar mais e lavar menos, o que contribui também para a durabilidade das roupas, pois a lavagem e a secagem podem deteriorar os tecidos.

Dessa forma, evita-se o desperdício, diminui-se o consumismo provocado pela necessidade de comprar roupas novas, para substituir as velhas e se diminui gastos de energia e recursos naturais para a produção de roupas, gerando mais economia na produção e um consumo mais inteligente.

A linha de roupas Silvertec 2.0

Compõem a linha Silvertec 2.0: calças, camisetas, meias, cuecas, calcinhas e sutiãs.

As roupas desta linha têm a vantagem de ficarem livres da atuação de bactérias e fungos, que causam maus odores, conferindo a sensação de frescor, ao usá-las, mesmo por vários dias sem lavar. Além disso, o tecido tem maior durabilidade, ao efeito do tempo, não ficando com aspecto de roupa velha e desgastada.

Esse empreendimento e inovação da Organic Basics visa sair do ciclo de produção e consumismo da moda de comprar, usar, lavar, jogar, comprar e repetir, tudo novamente, gerando desperdício e interferindo na preservação do meio-ambiente.

Os destaques desta linha da Organic Basics são a cueca e calcinha inodora, que evitam a proliferação de bactérias e, consequentemente, do mau odor, mantendo a sensação de limpeza por mais tempo.

Para ter uma ideia de como são as roupas, veja a divulgação da linha Silvertch 2.0, neste vídeo da Organic Basics.

Esta linha é só um exemplo das inovações têxteis e da indústria da moda que, com a alta tecnologia, tem a tendência de fazer surgir cada vez mais avanços nesta área.

Cada vez mais temos alternativas na área da moda de fazer escolhas mais conscientes, inteligentes e sustentáveis. O futuro promete! Tomara!

Sobre o impacto da moda sobre o meio ambiente, talvez te interesse ler também:

FIBRAS SINTÉTICAS: POLUEM OS MARES E OCEANOS CADA VEZ QUE LAVAMOS ROUPAS

MODA: A INDÚSTRIA QUE OCUPA O 2° LUGAR NO RANKING DAS MAIS POLUENTES

ROUPAS POLUENTES? SIM, NOSSAS ROUPAS POLUEM E DEGRADAM O MEIO AMBIENTE




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...