Sandálias artesanais, 100% naturais, feitas por pessoas que de fato preservam a Amazônia. Como comprar

No Acre, mulheres indígenas fabricam sandálias de borracha e mostram que é possível produzir calçados sustentáveis utilizando matéria-prima 100% orgânica.

A ideia surgiu da designer de calçados Daosha Vaxã Shawã, 52 anos e casada com Txada Shawã, da etnia Shawãdawa. De acordo com o site Só Notícia Boa, as mulheres da região, receberam um treinamento sobre como transformar o látex em folha de borracha. A partir daí, Daosha viu a oportunidade de criar calçados usando essa folha e contou com a ajuda de seu esposo e mais duas lideranças para aperfeiçoarem suas criações.

Os calçados (chinelos e sandálias) são feitos de puro látex, o qual é extraído pelos homens da aldeia. As mulheres ficam com o trabalho de tingir, costurar e montar as peças. Por enquanto a produção ainda é pequena, cerca de 40 sandálias por mês, pois são apenas 15 indígenas trabalhando na confecção (2 homens e 13 mulheres).

Além do látex como principal recurso, os calçados são tingidos naturalmente com terra e urucum. Já o solado é feito com pó de madeira e os bordados são feitos com linha de palha de buriti. A designer garante que os calçados são bem confortáveis, pois moldam-se nos pés. Além disso, são bonitos, não descolam e nem desbotam, por isso duram bastante.

View this post on Instagram

Coleção Terra Flores e Frutos Nossos calçados são feitos de puro látex da Amazônia, com tingimento natural e 100% orgânico! Uma inovação no mercado, de uma beleza incrível, leve ,confortavel e durável. Produzido por mulheres indígenas e ribeirinha, totalmente sustentável onde agrega o valor do produto na própria floresta assim mantendo ela em pé! Apenas sob encomenda!!! Encomende a sua e colabore com o projeto de vida indígena Shãwādawa que se estende às ribeirinhas do Pará !🦜🦜🦜 Maiores informações no site: www.shawadawa.com.br Whatsapp +5511999107214 Daosha #ararinha #shawadawa #mulheresindigenas #latex #sustentavel #tingimentonatural #seringueira #artesanato #biojoias #amazonia #acre #inovacao #ribeirinhos #buriti #terra

A post shared by ararinha calçados (@ararinha_calcados_) on

Os calçados desenvolvidos pelos indígenas são da marca Ararinha e começaram a ser vendidos recentemente.

Como comprar

Quem tiver interesse em conhecer o trabalho deles e adquirir alguma peça, pode comprar tanto pela internet (Facebook) quanto pelo Whatsapp (11) 99910-7214. Cada par custa R$ 150,00 seja masculino ou feminino.

Vale a pena o investimento, pois além de adquirir um produto 100% sustentável, lindo e confortável, ainda podemos contribuir com o trabalho de pessoas humildes que, de fato, preservam o nosso planeta.

Talvez te interesse ler também:

O tênis feito com descarte de frutas, e que ainda pretende atrair as abelhas

O látex orgânico produzido com técnica indígena que gera renda à famílias do Pará

Acre Latex Project Design Lab: calçados e acessórios do Acre para Milão

Sobre Eliane A Oliveira

Eliane A Oliveira
Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para GreenMe desde 2018.

Veja Também

As abelhas invadem a Semana de Moda de Paris

Os desfiles de moda se apropriam de várias referências da arte e da natureza para …