Roupas: das algas os corantes naturais que podem substituir os tóxicos


Corantes naturais de algas para substituir corantes tóxicos em roupas: este é o projeto Algaemy, onde microalgas substituem as substâncias químicas perigosas, que invadem o mundo da moda.

Quando pensamos em substâncias tóxicas, talvez as roupas não sejam a primeira coisa que nos vem à mente. Mas a indústria da moda, nem sempre é virtuosa e bela, o tanto quanto aparece em suas publicidades. A produção em massa leva à utilização de substâncias indesejáveis, tais como desreguladores endócrinos e substâncias potencialmente cancerígenas.

Nos últimos anos, o Greenpeace vem constantemente, com sua campanha Detox, criticando o mundo da moda, tanto as marcas de luxo, quanto as das cadeias de roupas baratas, para adultos, atletas e para crianças.

É possível dispensar as substâncias tóxicas utilizadas para o tingimento de tecidos e roupas? Segundo Blond & Bieber, um estúdio de design com sede em Berlim, é realmente muito fácil criar cores, sem o uso de substâncias nocivas, usando apenas algas.

Os especialistas que participaram do projeto estudaram diferentes tipos de microalgas que habitam os rios e os córregos da Europa. Eles descobriram que as algas não são apenas verdes, mas existem em diferentes cores, como azul, laranja e vermelho. Destas cores, os designers criaram uma paleta que permite fazer impressões em tecido com corantes naturais.

foto

roupas de algas

foto

foto

foto

São cores “vivas” que podem mudar de tonalidade, de uma forma natural. Glomb e Weber de Blond & Bieber construíram uma máquina que permite cultivar as algas e obter as cores para serem utilizadas em tecidos, algo como uma impressora gigante. A busca, agora, é por novas aplicações de algas coloridas, sempre com a sustentabilidade ambiental em primeiro lugar.

Fonte fotos: blondandbieber.com

Leia também: Fábrica Verde: do RJ para o mundo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...