“The True Cost”: o documentário que revela o lado negro da moda low cost

The True Cost: o documentário

Será que conhecemos realmente o impacto ambiental e social da produção das roupas que vestimos? Assistimos nas últimas décadas um verdadeiro colapso nos preços do vestuário. Ao lado do nascimento da moda de baixo-custo, as condições de vida dos trabalhadores e o impacto ambiental da indústria de roupas pioraram. The True Cost é um documentário que pretende lançar luzes sobre o passado e o presente para buscar soluções na construção de um futuro diferente.

The True Cost nascerá de baixo. A produção do documentário será financiada com doações de apoiadores ao projeto. A base da iniciativa é mais uma vez o crowdfunding e a plataforma Kickstarter. O prazo para doações terminou em 11 de novembro de 2013 e até aquela data tinham sido recolhidos 76.249 dos 75.000 dólares necessários.

Até o momento, já foram realizados um trailer e uma reunião com a equipe proveniente de todo o mundo. O dinheiro arrecadado será utilizado para a fotografia e a pós-produção do filme que mostrará entrevistas com os líderes das maiores multinacionais da indústria da moda, com objetivo de aprofundar o complexo dilema da atual produção de roupas.

O público poderá ver as imagens captadas em todo o mundo para documentar as condições de vida dos trabalhadores explorados e sem direitos. A situação atual é tão grave a ponto de ser necessária uma reviravolta imediata para garantir um futuro diferente. O principal objetivo do documentário é provocar discussões públicas sobre os impactos ambiental e social desta indústria.

A esperança é conseguir uma forte reação de dissenso às práticas atuais, levando a uma mudança real. Será necessária uma abordagem sinérgica, que envolva melhorias nas políticas e regulamentações existentes nos padrões industriais de hoje, além de atingirem a consciência dos consumidores finais, causando verdadeiras mudanças em seus hábitos de consumo.