15 filmes e documentários sobre alimentos que todos deveriam ver


De onde você realmente obtém o alimento que servimos todos os dias nas nossas mesas? Como ele é produzido ? Qual é o impacto da alimentação industrial e animal sobre a nossa saúde e para o ambiente?

Tentando responder a essas questões fundamentais, uma série de filmes e documentários dedicados à ligação entre a alimentação, saúde, poluição e exploração dos trabalhadores e os recursos do planeta foram produzidos.

Aqui estão 15 vídeos que todos deveriam ver pelo menos uma vez em sua vida :

1) Food Inc. – Food Spa – Você sabe que comer ?

Food Inc. é um filme documentário de 2008, dirigido por Robert Kenner. Desmascara os mistérios dos processos de produção de alimentos em nível industrial. É uma investigação real que mostra que a indústria alimentar os EUA não respeita o direito à saúde dos cidadãos, nem as condições dos trabalhadores e animais de fazenda.

2) Super Size Me

supersizeme

Super Size Me é um documentário dirigido e estrelado por Morgan Spurlock. O diretor foi submetido a um experimento por 30 dias: comer sempre apenas McDonald, no café da manhã, almoço e jantar. O documentário destaca as mudanças físicas e psicológicas que ocorreram durante a experiência, enfatizando os riscos de uma dieta baseada em fast foods.

3) Um delicado equilíbrio (A Delicate Balance )

É um documentário 2008 com base em entrevistas com médicos e especialistas de diferentes universidades do mundo. O filme destaca a profunda conexão entre nossas escolhas alimentares e da propagação de doenças em abundância: câncer, doenças do coração, osteoporose, diabetes e doenças autoimunes. Eles também tratam de temas relacionados à pecuária e impacto ambiental e das pescas.

4) Meat the Truth

Meat the Truth é um documentário que fornece informação científica importante sobre a mudança climática e como ela se relaciona com a criação de animais, a partir de um dado muito óbvio: fazendas causam 18% do efeito total do efeito estufa.

5 ) Conectado pelo café

Conectado por café é um documentário criado para contar a verdadeira história do café e para trazer para fora o lado escuro de sua produção, e mostrar como o lado positivo pode garantir ao povo local a chance de um cultivo justo e ecológico, mesmo em pequena escala. É possível apoiar a sua implementação com uma doação online.

6) O Mundo Segundo a Monsanto

O Mundo Segundo a Monsanto – Le monde selon Monsanto (título original) – é um documentário dedicado à multinacional de OGM, feita por Marie Monique Robin. O diretor é o autor do livro homônimo. Ambos lançam luz sobre o trabalho da Monsanto e da influência sobre a produção agrícola e alimentar da empresa.

7) Food Fight

Food Fight é um documentário dirigido por Chris Taylor e filmado em 2008. Por meio de entrevistas com políticos e chefs, evidencia a velocidade com que a nossa forma de nos alimentar tem mudado ao longo das últimas décadas. O filme mostra a viagem da comida em nossas mesas e a estreita ligação entre comida e cultura no mundo, além de seu impacto ambiental sobre a saúde e o meio ambiente.

8) Forks

Forks é o título de um documentário que destaca a estreita ligação entre a propagação de doenças degenerativas e mudanças na dieta que ocorreram no Ocidente nas últimas décadas. A maioria dos distúrbios, de acordo com estudos realizados por nutricionistas e especialistas, é causada pela presença em nossa dieta de alimentos de origem animal hoje.

9) Os custos ocultos dos hambúrgueres

Quais são os custos ocultos da produção de um hambúrguer? Esse curta documentário animado lança luz sobre os efeitos colaterais para o planeta e para os animais causados pela indústria da carne, com especial referência aos Estados Unidos e o mundo ocidental, onde estão os maiores consumidores de hambúrgueres do planeta.

10) Como alimentar o mundo

Como alimentar o mundo é um curta documentário feito em 2010 por ocasião do Paris Cité des Sciences. Mostra várias maneiras de interagir com o sistema de produção global de alimentos, da subsistência à escolha de comida local. Ele fornece ao espectador uma visão geral sobre a produção e distribuição de alimentos, juntamente com algumas dicas sobre como comer de forma mais sustentável.

11) A colheita

A colheita é um documentário que explora em profundidade a exploração de crianças na agricultura, uma realidade , infelizmente, ainda muito enraizada na “civilizado” Estados Unidos. O que nós comemos pode ser o resultado de condições de trabalho escravo de crianças e jovens sem direitos.

12) Our Daily Bread

Our Daily Bread é um documentário que revela o choque dos bastidores da indústria alimentar. Baseando-se no poder das imagens, o filme mostra os danos causados pelo capitalismo na produção de alimentos, em que a lei é apagada pelo lucro.

13) Agricultura Sustentável

Where Do We Go From Here? é o título de um documentário que visa estabelecer as bases para um futuro em que a agricultura sustentável deve prevalecer e se tornar ainda mais eficiente. A agricultura intensiva, de fato, bem sugado 40% dos recursos do planeta.

14) O Jardim

Um hino à agricultura local e sustentável, bem como a horticultura urbana. O Jardim conta a dificuldade de obtenção de um espaço para cultivar seu próprio alimento através da criação de um jardim comum e a satisfação de ser capaz de desfrutar dos frutos da colheita, depois de superar inúmeros obstáculos.

15) Taste the Waste

Por falar em comida, você não pode ignorar a realidade da queima de resíduos alimentares. Prova do desperdício é um documentário que nos mostra a realidade nua sobre a quantidade de comida que é desperdiçada todos os dias por diferentes – e muitas vezes absurdas – razões. Durante a transição do campo para a cidade, pelo menos metade dos alimentos produzidos é descartada. É possível parar de desperdício de alimentos?

Talvez te interesse ler também:

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: O QUE O GOVERNO PODE, OU DEVE, FAZER POR NÓS

CONHEÇA OS ADITIVOS QUÍMICOS DOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...