10 coisas que é melhor não colocar na máquina de lavar roupas

que é melhor não colocar na máquina de lavar roupas

Já faz tempo que a máquina de lavar roupas tornou-se parte integrante das famílias. Foi-se o tempo em que as pessoas lavavam à mão. Mas quantas pessoas sabem realmente usá-la?

Apesar de ser uma leitura bastante chata, o ideal seria ler o manual de instruções e verificar as características de cada ciclo de lavagem, para não acabar com as roupas que você mais gosta.

Além disso, ler as etiquetas das roupas também seria outra necessidade para você que comprou aquela peça caríssima e agora não tem saco de lavá-la à mão.

fonte foto: tabloideaescmamao.blogspot.it

Aqui vão algumas dicas úteis.

1. Sapatos delicados

Muitas pessoas usam a máquina para lavar tênis mas os resultados nem sempre são perfeitos, especialmente se os cadarços estão com manchas mais difíceis. Seria mesmo o caso de lavar os tênis com escovinha e sabão ecológico mas como você não tem tempo pra isso, a dica é colocá-los em um saco de pano ou uma fronha velha e evitar, tanto quanto possível, a centrífuga, para que o tênis não estrague. Tire os cadarços e, pelo menos isso, lave à mão :)

2. Objetos de metal

Preste muita atenção se dentro dos bolsos das suas roupas se não têm objetos de metal antes de começar a lavar a roupa. Nos bolsos de jaquetas e calças podem ter ficado moedas e grampos de cabelo. Grandes zíperes e botões de metal, também podem estragar a máquina arranhando a porta ou obstruindo o filtro. Use roupas com peças de metal em sacos ou fronhas de algodão para proteger sua máquina de lavar.

3. Almofadas

Atenção para as almofadas do sofá e das cadeiras. Muitas vezes são feitas de tecidos delicados ou suas costuras não são fortes o suficiente para suportarem os ciclos mais rápidos. Além disso, o forro pode ser danificado na centrifugação. Melhor checara etiqueta para ver se as almofadas podem ser lavadas na máquina, possivelmente excluindo o ciclo de centrifugação.

4. Bonés

As abas são susceptíveis de serem danificadas pela máquina de lavar roupas por causa da centrífuga. Melhor, portanto, para lavar os bonés à mão com água e sabão natural, tentando espremê-los sem danificá-los.

5. Rendas

Para as rendas delicadas, incluindo roupa íntima, toalhas de mesa e guardanapos, prefira sempre lavar à mão com água morna e sabão natural. Para dar vida ao branco, deixe a peça de molho em um balde com água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro de água. Evite a máquina para lavar rendas, aliás, lave e torça a renda com cuidado.

6. Sutiã

Aqueles com ferrinhos podem tranquilamente estragar na máquina de lavar, por causa da centrífuga, o ferrinho pode dobrar e deformar. Como fazer? Existem protetores especiais para lavar sutiãs. Querendo economizar, existe dois modos: ou não comprar este tipo de sutiã que geralmente custa mais caro ou lavá-lo à mão com água e sabão caso ele tenha custado caro e você não queira perdê-lo.

7. Seda

Algumas máquinas têm programa especial para lavagem delicada, que incluem roupas de seda. Mas se a peça que você tem que lavar é pequena ou muito frágil, melhor lavar à mão para evitar o risco de arruinar a peça ou o acessório caro. Para lavar a seda à mão escolha detergentes ecológicos para tecidos delicados, use água morna e não torça.

8. Panos de microfibra

Panos de microfibra, especialmente os mais caros e bem feitos, podem ser danificados na máquina de lavar roupas e perder parte da sua capacidade de absorção. Os próprios fabricantes recomendam lavá-los à mão com água morna e um pouco de sabão, imediatamente após o uso, deixando-os secarem naturalmente.

9. Amaciante convencional

O amaciante é realmente necessário? Os amaciantes convencionais incentivam a poluição e podem deixar resíduos indesejáveis ​​em tecidos, com consequente risco de alergia. Se a água da casa é dura (calcária) e o tecido da roupa é delicado, podemos tentar usar uma solução de ácido cítrico e água (para cada lavagem bastam 10 gramas de ácido cítrico para despejar em uma garrafa, adicionando 100 ml de água). Algumas pessoas usam vinagre como amaciante de roupas na máquina de lavar, mas há discussões sobre o seu impacto ambiental e a possibilidade de que este produto possa ser agressivo em máquinas de lavar e em superfícies metálicas.

10. Detergentes agressivos

Especialmente se você tem que lavar peças delicadas, tentamos evitar, o tanto quanto possível, os detergentes agressivos. Para roupa podemos usar detergentes ecológicos formulados com matérias-primas de baixo impacto ambiental e delicado com a roupa. O sabonete e o sabão caseiro natural de Marselha são ótimos para o pré-tratamento de manchas antes de lavar à mão ou na máquina. Acima de tudo, tenha cuidado para não usar muito detergente. Na minha opinião pessoal, vale a pena ver as instruções da embalagem do sabão pra lavar roupa e usar metade do recomendado :)

Leia também:

DRUMI, A MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS QUE FUNCIONA COM UM PEDAL

VIDA LONGA AO JEANS! 10 TRUQUES PARA A LAVAGEM

LIMPADOR DE LOUÇAS FAÇA VOCÊ MESMO PARA LAVA LOUÇAS