Saboeiro, a árvore-do-sabão – como lavar com plantas e frutos


Que tal falar de plantas com as quais se pode lavar corpo, cabelo, roupa, louça e tudo mais na sua casa? Sim, plantas com propriedades saponáceas, surfactantes, limpadoras.

Desde sempre o ser humano busca meios para limpar sua pele, cabelos e roupas de maneira eficiente. E a natureza nos brindou com plantas que têm essa capacidade por conterem saponinas. Existem plantas saponáceas no mundo todo, conheça aqui algumas destas.

saboeiro

Saboeiro, Sapindus saponaria – Fonte foto

Saboeiro, árvore-do-sabão, Sapindus saponaria

No Brasil temos a Sapindus saponaria, árvore-do-sabão, fruta-do-sabão, sabão-de-soldado, dentre outros nomes populares que ela tem. É uma planta nativa do nosso território, naturalmente ocorrente nas matas mais úmidas desde o Ceará até o Mato Grosso e, claro, pela Amazônia adentro. Mas, não é difícil de encontrá-la, por todo lado já que habita nas matas ciliares e suas sementes viajam com as águas sem perderem sua fertilidade. O que é preciso é conhecê-la e saber usar seus frutos – medicinais e saponíficos.

Esta árvore é muito recomendada em projetos de recuperação de áreas degradadas pois sua rusticidade permite uma mais rápida e efetiva cobertura do solo, especialmente em beiras-rio e alagados.

Como lavar com plantas e frutos

A Sapindus saponariafrutos redondos, de monte, e basta você ter alguns destes para poder lavar-se ou lavar a sua roupa. Há várias receitas que indicam as melhores maneiras de se usar a fruta-de-sabão, crua ou cozida, na máquina de lavar ou preparando água de sabão para usar como shampoo mas, basicamente, você deve fazer assim:

Um punhado de frutas, ponha em um saquinho de pano e:

1. Cozinhe levemente até a água espumar e ficar esbranquiçada, ou

2. Ponha o saquinho com as frutas na sua máquina de lavar

3. Ou use o saquinho, no tanque, como esponja

frutos da árvore do sabão

Frutos da árvore-do-sabão – Fonte foto

Saponaria officinalis, erva-saboeira

Esta erva de flores pequenas, da família do cravo, Caryophyllaceae, é nativa da Europa, e tem em todo lado, de norte a sul. Os povos mais antigos já a usavam nas suas lavagens e seu nome, saponaria, tem a ver com a sua capacidade de fazer sabão, espuma limpadora, que tem a ver com o seu elevado teor em glicosídeos que, em contato com a água, geram espuma – estes glicosídeos especiais se chamam saponinas e existem em uma enorme variedade de plantas. Para fazer sabão da erva-sabonária, usasse a raiz e algumas outras ervas misturadas, veja abaixo:

Como fazer o sabão de erva-sabonaria

Ingredientes:

* raiz de saponária, 50 g

* folhas de sálvia, 1 colher (de sopa)

* folhas de alecrim, 1 colher (de sopa)

* folhas de abrótano (Artemisia abrotanum , 1 colher (de sopa)

* água, 1 litro

Modo de fazer:

Para fazer o sabão coloque todas as ervas nem um pote e jogue sobre elas a água fervente (picote as ervas antes), tampe e deixe em repouso por 45 minutos. Depois disso basta coar o líquido e acondicionar para uso futuro.

saponária

Flores da saponaria – Fonte foto

saponaria officinalis

Saponaria officinalis – Fonte foto

Outras plantas e ervas que contêm saponinas

Também contêm saponinas, e podem gerar espuma limpadora, o giseng, a alfafa, o aloe, a mandioca e muitas outras. As saponinas têm propriedades detergentes, ou seja, conseguem degradar as gorduras e retirar as partículas de sujidade entranhadas nos tecidos. As plantas usadas por seu teor de saponinas geram um sabão líquido que pode ser usado para todos os fins de limpeza, sem medo. Leia mais aqui

Ainda outras ervas que contêm saponinas são: aspargo, agave, grãos de soja, cebolas vermelhas, grão-de-bico e páprica, calêndula, feijões e muitos mais.

As saponinas são princípios ativos medicinais também, leia aqui, com propriedades anti-inflamatórias, fortalecedoras do sistema imunológico e redutoras do colesterol. Também têm muito bom efeito nos tratamentos de alguns tipos de câncer, como o de estômago e aqui, sobre os vários usos medicinais das saponarias.

Especialmente indicado para você:

CALÊNDULA – PROPRIEDADES E INDICAÇÕES DE USO

ASPARGOS – CURATIVOS E MUITO FÁCEIS DE SE PLANTAR

FEIJÃO: TIPOS, BENEFÍCIOS E CALORIAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...