Cabelo crespo: 10 conselhos e soluções naturais

cabelos-crespos

Aqui estão algumas dicas naturais para para deixar os cabelos crespos macios e arrumados. Lembre-se contudo que eles são lindos como são. Alisantes químicos além de serem um verdadeiro veneno, geralmente é mais um produto que a moda impõe e literalmente coloca na tua cabeça. Use soluções naturais para domar os cachos e a rebeldia dos teus cabelos crespos, se assim achar necessário.

Veja aqui 10 dicas:

1. Gel de aloe vera

O gel de aloe vera é um dos remédios mais simples e eficazes para manter o cabelo crespo arrumado. Você pode comprar o gel em lojas de produtos naturais mas também é possível obter o gel diretamente das folhas da babosa, uma planta muito comum no Brasil.

2. Gel de linhaça

Outra solução bem conhecida como alternativa natural para acalmar cabelos crespos é o gel de linhaça. A receita básica do gel de linhaça é simples, veja o vídeo abaixo. É possível adicionar ao gel, óleos essenciais para dar o seu perfume preferido, infusão de camomila ou óleo de abacate.

3. Turbante de microfibra

Às vezes o problema dos cabelos crespos é acentuado devido ao método de secagem, devido ao calor e o ar quente do secador de cabelo que pode deixar os cabelos ainda mais volumosos e crespos. Neste caso, pode ser útil evitar o secador de cabelos de tempos a tempos e tentar deixar o cabelo secar naturalmente, talvez com a ajuda de um turbante de microfibra que tem alta capacidade de absorção.

4. Óleo de gérmen de trigo

O óleo de gérmen de trigo é um ingrediente comum usado na formulação dos produtos naturais para cabelos. Para um tratamento de choque para disciplinar os cabelos rebeldes, use o óleo de gérmen de trigo diretamente no cabelo como uma máscara natural por um par de horas, ou durante noite, para deixar os cabelos macios e brilhantes.

5. Óleo de Amêndoas Doces

O óleo de amêndoas doces é suavizante e nutriente. É útil não apenas para o tratamento do corpo, mas também dos cabelos. Com óleo de amêndoas doces, no caso de cabelos crespos, você pode fazer máscaras simples antes de lavá-los ou usá-lo em pequenas quantidades para regulá-los antes de secar.

6. Enxágue com vinagre de maçã

Quem usa shampoo eco-friendly sem silicone para o cuidado dos cabelos pode encontrar-se, pelo menos inicialmente, em uma luta contra os cabelos crespos. Para resolver este problema, recomenda-se um enxágue levemente ácido após a lavagem, diluindo em um litro de água, uma colher de sopa de vinagre de maçã.

7. Condicionador ecológico

Para quem acha que não tem tempo para preparar os produtos em casa, existem hoje uma série de produtos ecológicos para os cabelos feitos com ingredientes naturais. Dos cabelos crespos, secos, danificados ou quebradiços, aos normais, não será difícil encontrar em lojas de produtos naturais um condicionador ou uma máscara natural para os cabelos crespos.

8. Máscara de óleo de coco

O óleo de coco é especialmente indicado para cabelos secos e crespos, pois suaviza e dá brilho, além de ter um perfume delicioso.

9. Manteiga de Karité

É possível utilizá-la facilmente tomado uma pequena quantidade de manteiga de karité do recipiente com a ponta de uma colher. Aqueça a manteiga de karité, esfregando-a entre as palmas das mãos e aplique massageando o cabelo sobre os pontos críticos. Você também pode fazer compressas de manteiga de karité nas pontas antes de lavá-los.

10. Spray de hibisco

Leve para ferver 250 ml de água, despeje uma colher de sopa de flores de hibisco secas para infusões, e deixe descansar até que o líquido se esfrie. Coe e adicione 1 colher de sopa de vinagre de maçã. Despeje em um recipiente de spray que irá ajudá-lo a aplicar uniformemente a compressa nos cabelos. Deixe descansar por uma hora e depois lave normalmente.

Leia também:

setaCOMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

setaCABELOS: 6 ALTERNATIVAS NATURAIS PARA O XAMPU