Esmalte em gel faz mal? O que dizem os especialistas


Você já ouviu falar de esmalte em gel? Também conhecido por esmalte permanente, shellac ou gelac, ele está em alta no Brasil.

Embora esteja na moda o esmalte em gel, nem todo mundo é adepto à aparência que ele dá às unhas, visto que, quando elas crescem, produz um efeito “fake”. Mas, para além da estética, será que o esmalte em gel faz mal à saúde?

Os esmaltes, em geral, contêm substâncias químicas que podem danificar as unhas. Tanto que é aconselhável deixá-las “respirar” por pelo menos um dia quando for esmaltá-las novamente.

A esmaltação em gel, por ser mais invasiva, já que a sua durabilidade é muito maior, pode trazer algumas consequências indesejáveis.

O que é esmalte em gel e qual a diferença com o esmalte comum

Além da durabilidade, o esmalte em gel garante um efeito mais brilhoso. Os esmaltes comuns, em geral, duram 5 dias (se você não cozinhar, lavar louça e não tiver contato com produtos de limpeza, eles podem durar até 7 dias). Já os esmaltes em gel duram de 10 a 15 dias.

A aplicação dos esmaltes em gel não difere muito da dos comuns, embora existam algumas etapas adicionais.

Como explicou o site Vix, o procedimento parar retirar as cutículas e lixar as unhas é o mesmo. Após essas fases, a manicure aplica um fixador para preparar as unhas e retirar delas o brilho e a oleosidade. Depois, uma base especial é colocada nas unhas para receber o esmalte em gel, que, após aplicado, é secado em uma máquina com raios ultravioleta.

O tempo de secagem é de 30 segundos por unha. São aplicadas duas camadas de esmalte e, em seguida, uma cobertura de brilho. Após essa etapa, a manicure limpa os cantinhos para a técnica ficar impecável.

O que dizem os especialistas

Mas será que vale a pena mesmo prolongar por mais uma semana uma unha bem feita?

A dermatologista Márcia Purceli disse pra o G1 que, devido à dificuldade em remover o esmalte em gel, os produtos usados nesse processo podem danificar as unhas, deixando-as ressecadas e quebradiças. Logo, a técnica deve ser evitada no cotidiano, sendo aconselhável usá-la apenas em ocasiões específicas, como viagens, por exemplo.

O técnico de unha Remmy Forcel explicou que existem duas técnicas para remover o esmalte em gel. Em uma delas utiliza-se um algodão embebido em um produto específico de remoção e em outra a unha fica imersa dentro de um pote com esse mesmo produto.

Antes ainda é preciso lixar a unha para remover o brilho e deixá-la mais porosa para que o produto penetre nela. Como é um procedimento bastante invasivo, ele pode retirar nutrientes das unhas. A dermatologista Márcia Purceli alerta sobre a importância de manter as unhas bem hidratadas, a fim de evitar o ressecamento e a quebra delas.

Já a manicure Renata Cesário disse ao Tudo sobre make que o tempo ideal entre uma esmaltação e outra é de, pelo menos, um dia, para evitar o ressecamento das unhas. Sem esse tempo para a unha respirar, podem aparecer fungos. Para o mesmo site, a dermatologista Jomara Estefaneli explica que essa pausa evita que as unhas percam a hidratação e fiquem com manchas brancas. Para manter as unhas hidratadas, existem cremes específicos para elas e para as cutículas, bem como óleos.

Para o Pure People, a dermatologista Karla Assed explica que as unhas são compostas de queratina e são um tecido morto, cuja função é proteger os dedos. O uso de colágeno e de vitaminas, segundo a especialista, também ajuda na manutenção saudável das unhas.

Ela sugere ainda, no caso da remoção dos esmaltes comuns, a utilização de removedor de esmalte no lugar da acetona, pois ele é menos irritante para as unhas e para a pele.

Saúde x estética

Independentemente da técnica utilizada para pintar as unhas, é necessário, antes de pensar na questão estética, preocupar-se com a saúde delas.

Muita gente acredita que vai economizar optando pela esmaltação em gel, já que a durabilidade da técnica é maior, mas, a longo prazo, os efeitos que ela provoca nas unhas pode levar a um custo alto.

Use a esmaltação em gel com comedimento e preserve a saúde das suas unhas.

Talvez te interesse ler também:

NO ESMALTE OS PRODUTOS TÓXICOS QUE PENETRAM NO CORPO POUCAS HORAS APÓS USO

APRENDA A DESCARTAR OS SEUS ESMALTES SEM PREJUDICAR O MEIO AMBIENTE

UNHAS FRACAS → 9 REMÉDIOS CASEIROS QUE PODEM AJUDAR A RESOLVER O PROBLEMA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...