No esmalte os produtos tóxicos que penetram no corpo poucas horas após uso


Unhas bem feitas com esmaltes coloridos passam a impressão de uma pessoa bem cuidada, limpa e vaidosa. Fazer as unhas é uma terapia de bem-estar para muita gente. Mas os esmaltes contêm substâncias químicas tóxicas nada saudáveis. Fique sabendo!

Um estudo realizado por pesquisadores da Duke University e pelo Environmental Working Group, revelou que mulheres apresentam sinais de toxinas químicas derivadas especificamente do esmalte, logo poucas horas após a sua aplicação. O estudo avaliou sinais destas toxinas em 24 mulheres participantes da pesquisa, cujos resultados revelaram que todas elas tiveram substâncias tóxicas em seus corpos dentro de 10 horas após a aplicação do esmalte.

São muitos os esmaltes para unhas que contêm produtos químicos que agem como desreguladores endócrinos que podem contribuir para o ganho de peso e a obesidade, e que vêm sendo associado a problemas reprodutivos e de desenvolvimento em modelos animais. Outras substâncias podem causar problemas respiratórios, de pele, etc.

Acompanhem o conteúdo:

{index}

A contaminação do pessoal nos salões de beleza

Além desse estudo, o The New York Times revelou os resultados de uma investigação científica sobre as doenças que afetam as pessoas que trabalham em salões de beleza

O trabalho envolve a indústria de cosméticos, os salões de beleza e os produtos utilizados pelas mulheres para maquiagem, a partir do esmalte.

Alguns ingredientes utilizados nestes produtos têm sido relacionados a câncer, abortos, doenças pulmonares e outras doenças.

Casos verídicos

O The New York Times conta a história de duas mulheres norte-americanas que trabalham em salões de beleza e que costumam usar produtos para as unhas, como o esmalte, no trabalho. Uma das mulheres sofreu um aborto espontâneo, a outra concluiu a gravidez, mas o bebê passou por sérios problemas de desenvolvimento.

Entre aqueles que trabalham como manicure nos Estados Unidos, histórias como estas seriam, infelizmente, muito comuns, tanto que os trabalhadores mais velhos aconselham as mulheres em idade fértil a ficarem longe das misturas de esmaltes, vernizes e solventes diariamente usados em salões de beleza.

Os ingredientes presentes nos esmaltes, estariam cada vez mais presentes em estudos científicos, relacionando-os ao aparecimento de doenças graves, aos seus efeitos negativos sobre a fertilidade das mulheres, ao risco de aborto e ao desenvolvimento da criança durante e após a gravidez.

Entre os funcionários dos salões de beleza, prevalecem as doenças respiratórias e as doenças de pele. Sinal de que as substâncias encontradas nos produtos que estes utilizam, certamente não são bons para a saúde. O problema não é exclusivo de quem trabalha como manicure, mas também para quem trabalha como cabeleireiro e maquiador, profissões de risco de aumento da taxa de morte por doença de Hodgkin, de gerar crianças com baixo peso ao nascer e de contrair mieloma múltiplo, uma forma de câncer.

As conclusões, no entanto, ainda são insuficientes, em parte porque as pesquisas realizadas neste campo ainda são limitadas. Poucos estudos, de acordo com o The New York Times, incidem especificamente sobre os operadores dos salões de beleza.

Teme-se, sobretudo, o efeito cumulativo ao longo do tempo de exposição aos produtos químicos perigosos. A lei federal norte-americana que regula a segurança dos cosméticos, tem mais de 75 anos e não obriga as empresas a fornecerem informações sobre a segurança do produto com a Food and Drug Administration (FDA). A lei proíbe os ingredientes prejudiciais para os usuários, mas não contém disposições para avaliar os efeitos dos produtos químicos antes da sua chegada às prateleiras para venda e uso.

O lobby da indústria tem se oposto à adoção de regras de controle mais rigorosas, e as empresas dizem que seus produtos contêm pequenas quantidades de substâncias químicas identificadas como potencialmente perigosas e que, portanto, não constituem uma ameaça.

No entanto, segundo o jornal, as consequências negativas para a saúde, pelo contato frequente com os produtos cosméticos da indústria de beleza, são evidentes.

Quais seriam as substâncias tóxicas presentes nos esmaltes?

esmalte unha

As pesquisas identificaram um quarteto de substâncias tóxicas.

1. Tolueno: de acordo com a Environmental Protection Agency, a superexposição ao Tolueno pode causar irritação nos olhos e no nariz, cansaço, fraqueza, confusão, tonturas, dores de cabeça, ansiedade, fadiga muscular, incapacidade de dormir, dormência, erupções cutâneas, e, em casos mais graves, danos ao sistema nervoso, no fígado e nos rins. O tolueno é um produto químico comumente usado em vernizes, cola, gasolina e esmalte de unha. As pessoas que estão constantemente expostas a esse produto químico frequentemente sofrem de náusea, tontura e irritação da pele, olhos e pulmões. As mulheres grávidas também devem ter mais cuidado com a inalação de tolueno, uma vez que isso está associado a defeitos de nascimento e de desenvolvimento.

2. Dibutilftalato (DBP): dibutil ftalato, que a União Europeia proibiu em 2003, pode causar irritação dos olhos e do nariz, estômago e trato respiratório; a exposição prolongada e em outras concentrações, pode ser prejudicial para a reprodução e o desenvolvimento humanos. Sua química é um plastificante comumente usado para melhorar a durabilidade do polimento, para que o esmalte não lasque facilmente. Estudos demonstraram que este, assim como outros ftalatos, pode mimetizar o estrogênio e atuar como desregulador endócrino. A exposição a este produto químico pode interferir no desenvolvimento hormonal de fetos masculinos. Além disso, tem sido associado à menopausa precoce.

3. Formaldeído: minimamente o formaldeído pode causar irritação e erupções cutâneas mas a sua exposição à grandes doses pode causar câncer de garganta, nariz e sangue. Além disso, este produto químico pode aumentar o risco de problemas de saúde como asma, convulsões, náuseas e até abortos espontâneos.

4. Cânfora – a cânfora sintética é comumente usada para que os esmaltes tenham a aparência brilhante. Mas a exposição excessiva aos vapores desse produto químico pode causar náuseas, tonturas, dores de cabeça e desorientação. Sua aplicação tópica pode desencadear irritação da pele e reações alérgicas.

Como se prevenir

Os funcionários da indústria de cosméticos, porém, têm negado que os produtos químicos listados como perigosos, possam levar a problemas de saúde. Eles argumentam que o DBP, o tolueno e o formaldeído são seguros sob as presentes condições de utilização, nos Estados Unidos.

Em suma, a indústria de cosméticos norte-americana se defende, como seria de esperar, e não pensa sobre os riscos para a saúde dos trabalhadores que entram em contato com essas substâncias todos os dias.

Um manicure ocasional estaria a salvo, mas e os riscos de saúde para aqueles que utilizam esmaltes, solventes e adesivos para unhas, por muitas horas e durante anos? E mesmo para quem vai à manicure uma vez por semana. Com tanta química a que somos expostos, por que se expor, desnecessariamente, ainda mais?

Se quiser se aprofundar sobre este argumento, consulte aqui o relatório da EPAProtecting the health of nail salon workers“.

Enquanto isso, nós vamos sempre valorizando a beleza natural, o cabelo natural e a autoestima que vem de dentro.

Talvez te interesse ler também:

ALISANTES PARA CABELOS E FORMALDEÍDO, SUBSTÂNCIA CAUSADORA DE CÂNCER

10 COISAS QUE FAZEM UMA MULHER BONITA, MESMO SEM MAQUIAGEM

POEIRA DOMÉSTICA: CONHEÇA AS SUBSTÂNCIAS TÓXICAS QUE RESPIRAMOS TODOS OS DIAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...