O que é Água Micelar? Para que Serve? Quais Benefícios, Como Usar e Como Fazer em Casa


Nos últimos anos, a água micelar ganhou uma grande fama entre as mulheres do mundo inteiro e, ao que parece, este produto veio para ficar pois é um cosmético prático, tudo em um (limpa, é demaquilante e tônico). Mas será que a água micelar é tão boa assim quanto parece ou o quanto diz a sua publicidade? Vejamos!

O que é água micelar?

A água micelar é um líquido transparente que apresenta micelas, partículas inteligentes que ajudam a remover as impurezas da pele. Essas partículas têm características polares e apolares as quais se juntam às impurezas, facilitando a sua remoção. Portanto, a substância é conhecida pelo seu alto poder de limpeza. As micelas têm o poder de entrar profundamente nos poros removendo todos os resíduos.

Sua fórmula não contém álcool, agentes químicos como parabenos e conservantes e, por isso é um produto menos agressivo que, a priori, pode ser utilizado em todos os tipos de pele.

Para que serve água micelar?

A água micelar serve tanto como demaquilante como também tônico facial mas pode ser usada para simplesmente limpar a pele, ainda que não maquiada.

Ela respeita o equilíbrio fisiológico da pele, sendo útil para peles sensíveis, de tal modo que, dizem, sequer precisaria ser enxaguada mas, há controvérsias.

A água micelar é usada para limpar, tonificar e equilibrar o ph natural da pele.

Os benefícios da água micelar

O principal benefício da água micelar seria a sua praticidade pois, é um produto tudo em um e, ainda mais, não precisando de enxágue, limpa a pele, remove a maquiagem e outros resíduos do rosto, purificando e reequilibrando a pele, suavizando-a e acalmando-a, sem ter de recorrer à vários produtos e métodos de limpeza.

Como se usa a água micelar?

Pode ser usada a qualquer momento que requeira limpeza:

  • Ao acordar para preparar a pele.
  • Durante o dia, para eliminar o excesso de oleosidade
  • Para remover a maquiagem
  • Para limpar a pele da poluição
  • Ao deitar para deixar a pele fresca e limpa

Dicas para usar a água micelar

  1. Use algodão com uma boa área de cobertura
  2. Passe a água por toda a extensão do algodão
  3. Troque de algodão se este resultar muito sujo
  4. Enxágue ou não, de acordo com a sua preferência (lembramos que água corrente nunca faz mal, aliás, só faz bem. Nossa dica é, sempre que puder, após a limpeza com a água micelar, enxágue e seque suavemente o rosto usando uma toalha limpa).

Água micelar pode substituir o demaquilante

Depende da maquiagem, em casos de maquiagens mais leves do dia a dia, sim. Mas, em maquiagens mais pesadas é preciso usar um demaquilante (o óleo de coco por exemplo é um ótimo demaquilante natural) e depois aplique a água micelar para garantir uma limpeza ainda mais profunda dos poros.

Erros ao usar água micelar

  1. Aplique sempre antes dos seus outros produtos de beleza e da maquiagem
  2. Aplique também na linha do cabelo e no pescoço
  3. Não esfregue o algodão no rosto, passe ele com suavidade permitindo que o líquido penetre na pele.

Como escolher a melhor água micelar – AVALIAÇÕES

Antes de comprar a tua água micelar, para escolher qual é a melhor marca visto que existem tantas no mercado e com os mais variados preços, a dica é pedir conselhos a quem já usa ou buscar na internet resenhas específicas para a marca que procura.

Procurar um bom vendedor que entenda do assunto e entenda a preferência dos clientes, também pode ajudar muito.

Lembramos também que existem vários tipos de pele, e que uma coisa pode ser boa para a tua amiga e não boa para você.

Dito isso, pescamos na web algumas resenhas sobre as marcas mais comercializadas em nosso país, para te dar uma ideia, mas, lembre-se de tentar escolher o melhor produto para você, em particular.

ÁGUA MICELAR L’ORÉAL PARIS – Esta água micelar é uma das mais famosas do mercado brasileiro, ela faz tudo o que promete, mas não remove bem as maquiagem à prova dágua ou mais intensas. Ideal para ser usada no dia a dia, diz o blog SejaFranca.

ÁGUA MICELAR BIODERMA – Esta água micelar é a grande queridinha no mundo inteiro, ela tem uma boa remoção de impurezas, sendo um pouco mais potente quando comparada com a da Loreal, conforme a opinião do BocaRosaBlog.

ÁGUA MICELAR LANCÔME – Esta água micelar remove mais a maquiagem, mas ao mesmo tempo deixa a pele um pouco mais grudenta, por isso é ideal lavar depois de usar, diz o CoisasdeDiva.

ÁGUA MICELAR NIVEA – Esta água micelar é bem parecida com a primeira, tendo um preço mais acessível e um resultado coerente com o que propõe, opina o MulheresSemPhotoshop.

Como fazer água micelar em casa?

A água micelar caseira é super fácil de fazer. Por isso, considere bem esta opção antes de comprar uma! Veja abaixo, duas opções de receitas e mãos à obra:

1. Receita de Água Micelar Caseira

Ingredientes:

  • um borrifador de 30ml
  • Soro fisiológico: 25ml
  • Sabonete líquido para o rosto, quanto mais natural melhor: sem perfumes e conservantes químicos e com ph neutro: 1 colher de sobremesa
  • 1 óleo vegetal de sua preferência: 1 colher de sobremesa

Modo de fazer:

Misturar tudo e colocar no borrifador, deixar na geladeira por máximo 30 dias. Toda vez que for utilizar, retire-a da geladeira.

Como usar:

Como dito acima, use um disco de algodão embevecido na água micelar e passe-o suavemente sobre a pele, sem forçar.

Visto que a fórmula contém sabonete, ainda que na tua receita você use o mais natural e em menor quantidade possível, enxaguar fará bem à tua pele.

2. Receita de Água Micelar Caseira com Água de rosas

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes e guarde a mistura na geladeira por até 30 dias em uma garrafa de vidro de 150 ml. Use conforme necessário.

Depois da água micelar, use o hidratante de tua preferência; se for natural, melhor ainda.

Sobre isso, leia mais em nossos posts abaixo:

10 OPÇÕES DE HIDRATANTES NATURAIS PARA CORPO E ROSTO

OS MELHORES HIDRATANTES NATURAIS PARA PELES MUITO SECAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...