Máscara com babosa para cabelos saudáveis e fortes

  • atualizado: 
mascara  babosa para cabelos

Uma das plantas mais famosas é também uma das mais benéficas para a saúde. A babosa, utilizada há muitas gerações, pode ser uma grande aliada para quem quer ter cabelos bonitos, saudáveis e fortes. O gel, presente no interior da planta, é um poderoso capilar e pode ter mil e uma utilidades a depender do objetivo do uso. Quer saber por que a babosa é tão para a saúde? Confira abaixo os benefícios e como usá-la para ter cabelos lindos.

Babosa – o que é, benefícios

A babosa, também conhecida como Aloe vera, é uma planta muito comum em várias partes do mundo e que pode ser cultivada em casa. Ela contém em seu interior um gel muito benéfico, principalmente para o cabelo e pele.

Já o sumo dela pode ser utilizado para tratar problemas gastrointestinais, como colite, já que o acemanano, uma substância presente na planta, funciona como protetor natural das mucosas gástrica e intestinal.

A babosa contém ainda propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e calmantes.

Pode ser utilizada para tratamento dos mais diversos problemas de pele, como queimaduras e acne. Ajuda na cicatrização da pele e alivia a coceira, no caso de picadas de insetos. Funciona como hidratante natural, antirrugas e no tratamento de manchas.

Além de tudo isso é ainda desintoxicante e antioxidante, o que significa que ajuda a combater os radicais livres, responsáveis pelos danos prematuros às células do corpo.

A babosa contém 12 vitaminas, 15 enzimas, 18 aminoácidos, 20 minerais, mais de 150 princípios ativos e 75 nutrientes!

A babosa nos cabelos: por que faz bem?

O gel da babosa é comumente visto em muitos produtos cosméticos para cabelos, justamente pelas propriedades nutritivas que contém, que podem fazer maravilhas pelos fios. A babosa hidrata em profundidade, promovendo ainda uma limpeza profunda e fortalecendo todo o cabelo.

Com isso, evita a queda dos fios, auxilia no crescimento – já que penetra na estrutura capilar e estimula a circulação sanguínea – e pode ajudar a acabar com a caspa.

O gel é também um protetor dos efeitos nocivos dos raios solares.

Quais resultados esperar

Graças às propriedades nutritivas da babosa, o uso constante da planta nos cabelos pode garantir fios mais bonitos, brilhantes, hidratados e saudáveis.

Pessoas que recorrem a procedimentos químicos, ou que precisam utilizar muito produtos agressivos aos cabelos, como secadores e chapinhas, podem – e devem – recorrer à babosa para recuperar a saúde dos fios. Existem muitas formas de aproveitar todos os benefícios da babosa nos cabelos.

Máscaras de cabelo com babosa: dicas e receitas

mascara babosa cabelos

Abaixo você confere algumas receitas para utilizar babosa nos cabelos.

Para hidratar os cabelos

Essa receita não poderia ser mais simples: corte ao meio uma folha de babosa e retire o gel. Misture com 100 ml de água e bata tudo no liquidificador. Depois passe a mistura nos cabelos, mecha por mecha, e deixe agir por 30 minutos (cubra os fios com touca plástica). Enxague bem. Finalize com seu creme de preferência.

O gel da babosa pode ser passado nos cabelos sujos ou após aplicação do shampoo. Caso prefira lavar os fios antes, não esqueça de selar as cutículas com um condicionador, logo depois de tirar a babosa.

Como hidratante, em conjunto com uma máscara capilar

Você pode também misturar o gel de 1 folha de babosa com creme capilar e aplicar nos cabelos. O procedimento é o mesmo: primeiro, lave os cabelos com shampoo, passe o creme de tratamento com babosa, deixe agir por 30 minutos, e depois enxague. Aplique um condicionador para selar as cutículas, enxague novamente, e passe o finalizador de preferência.

Para fazer o cabelo crescer

Para utilizar a babosa como fortalecedor capilar, corte 1 folha de babosa, retire o gel, aplique nos cabelos durante o banho, massageie e deixe agir por 15 ou 20 minutos. Depois é só enxaguar.

Para combater o frizz

Sempre que precisar de um bom produto para eliminar o frizz, aproveite essa receita fácil de fazer. Basta misturar 4 colheres (sopa) de gel de babosa e ½ xícara de água, colocar a solução em um recipiente com spray e pronto. A cada uso é importante agitar a mistura.

Para recuperar fios danificados

O óleo de coco é um outro produto muito bom para os cabelos e, quando utilizado em conjunto com a babosa, pode recuperar os fios danificados por processos químicos. Para isso misture 2 colheres (sopa) de gel de babosa e 3 colheres (sopa) de óleo de coco. Passe a solução nos cabelos, deixe agir por 15 minutos e enxague.

Com mel

O mel também é benéfico para os cabelos, pois contém muitas vitaminas, antioxidantes e água. Experimente misturar o gel da folha de 1 babosa com mel e aplicar nos cabelos sujos e secos (para evitar danos ao couro cabeludo), deixar agir por 30 minutos, enxaguar e lavar normalmente.  Os resultados são impressionantes!

Como umectante

A umectação é um procedimento capilar feito com óleos vegetais. A ideia é nutrir os cabelos, evitando e eliminando o ressecamento, pontas duplas e a falta de brilho. A babosa pode ser misturada, nesse caso, ao óleo vegetal de preferência, como Argan, óleo de coco ou mesmo azeite, e, em seguida, aplicada nos cabelos sujos e secos, evitando passar na raiz. Deixe agir por cerca de 1 hora e lave com shampoo e condicionador.

Como esfoliante capilar

A função mais importante do esfoliante capilar é promover uma limpeza profunda nos fios, eliminando as sujeiras acumuladas, como restos de produtos e outras sujidades. A limpeza apenas superficial prejudica os fios, atrapalhando o crescimento e causando oleosidade excessiva e outros problemas. Para fazer esse esfoliante natural misture 1 colher (sopa) de açúcar mascavo e 2 colheres (sopa) de gel de babosa. Aplique nos cabelos e massageie bem. Coloque uma touca plástica, deixe agir por 10 minutos, enxague e lave.

Gostou deste post? Leia mais sobre como cuidar dos cabelos:

LINHAÇA: COMO UTILIZÁ-LA PARA A SAÚDE E BELEZA DOS CABELOS

CÚRCUMA: COMO CLAREAR OS CABELOS NATURALMENTE

QUEDA DE CABELO: O QUE COMER PARA TER CABELOS SAUDÁVEIS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!