Shikakai: para seu cabelo crescer rápido e saudável! Todas as informações


Originário do Índia central, o shikakai é uma alternativa natural e saudável aos shampoos industrializados que podem fazer mal ao organismo humano, além de poluir as águas.

Amplamente utilizado na Índia, este fruto da árvore Acacia concinna é capaz de garantir inúmeros benefícios para o cabelo, além de fornecer um aspecto rejuvenescido e saudável.

O que é shikakai

O shikakai nada mais é do que o fruto da planta Acacia concinna, como dito acima. O diferencial do shikakai em relação às outras alternativas naturais é que o shikakai produz espuma como se fosse um shampoo. Porém, muito além da espuma, o shikakai é realmente capaz de limpar o cabelo de forma muito eficaz, graças às suas propriedades e nutrientes. Há algum tempo, era necessário comprar os frutos e folhas de shikakai e então moê-las para se obter o pó necessário para aplicação no cabelo. Hoje em dia isso não é mais necessário, tendo em vista que o pó de shikakai é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais ou mesmo espaços farmacêuticos.

Benefícios do shikakai

Devido aos nutrientes presentes no shikakai, tais quais a vitamina A, D, E e K, além de antioxidantes, este fruto é de grande valia e auxílio na melhora da saúde dos cabelos. Isso já é sabido ao menos na Índia, onde tem sido usado por centenas de anos como shampoo natural.

Veja todos os benefícios do shikakai que fará seu cabelo crescer rápido e saudável:

• Previne e elimina a caspa

• Tem ação de shampoo e condicionador, pois não elimina os óleos naturais do couro cabeludo

Nutre completamente o cabelo, fazendo-o crescer mais rápido e saudável

• Tem baixos níveis de pH, garantindo que não haja a remoção dos óleos naturais do cabelo

• Fortalece os cabelos, evitando pontas duplas

• Fortalece completamente as raízes, dando aspecto mais cheio

• Também pode ser utilizado para limpar o rosto e o corpo, através da utilização de uma espuma de banho

shikakai cabelos

Como utilizar shikakai

Por ser adquirido em pó, há diversas formas e maneiras de se utilizar o shikakai. A maneira mais comum de utilizá-lo é adicionar seu pó com algumas gotas de água e preparar uma pasta. Esta pasta pode ser aplicada diretamente sobre os cabelos umedecidos e depois enxaguada. A pasta deve ser utilizada como se fosse um shampoo normal para limpeza dos cabelos.

Nos primeiros dias, a utilização de shikakai como shampoo pode trazer a sensação de secura e ressecamento dos fios. Isso não deve gerar preocupação, pois é um resultado normal. Caso a sensação seja incômoda demais, é possível que após a utilização do shikakai você aplique um condicionador de sua preferência aos cabelos, ou mesmo um pouco de óleo para pentear, até que se adapte completamente a este produto natural.

Muitas pessoas utilizam um composto de shikakai com óleo de coco, e esta prática é incentivada. Para tal, basta utilizar 50 ml de óleo de coco com uma colher de sal de pó de óleo de shikakai. Misture bem até formar uma pasta. Caso não tenha muita consistência, pode-se adicionar mais algumas pitadas de shikakai até que se pareça com uma pasta.

Recomendações gerais sobre Shikakai

Embora seja um fruto completamente natural, pode ser necessário consultar um médico ou profissional de saúde para orientações precisas sobre a utilização do shikakai ou não em seu cabelo, principalmente se a pessoa tiver algum problema de pele ou no couro cabeludo. É importante ter em mente que cada organismo tem uma forma única de reagir diante da aplicação de determinados produtos, portanto o resultado para uns não é o mesmo para outros.

Talvez te interesse ler também:

CASPA: 10 REMÉDIOS NATURAIS PARA COMBATÊ-LA

COMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

CABELO CAINDO – COMO MELHORAR A SITUAÇÃO?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...