Cabelos: 6 alternativas naturais para o xampu

alternativas naturais para o xampu

Existem várias maneiras de substituir o xampu. Isto não significa que você não deve mais lavar os cabelos. Soluções naturais, impensáveis e sustentáveis em termos ambientais, fáceis de encontrar e, ao que parece, capazes de dar-lhes o mesmo brilho e limpeza.

De fato, o xampu não só faz um monte de espuma, mas também um monte de poluição. Há pouquíssimos produtos no mercado que podem ser considerados 100% naturais e, os que existem, se encontram a um preço bastante elevado. Além do mais, as substâncias químicas que permitem o desengorduramento do couro cabeludo resultam decisivamente irritantes para a pele em si.

Bahman Karimzadeh, cabeleireiro norte-americano de Los Angeles, é um convicto apoiador da teoria de que podemos viver sem xampu. Suas declarações parecem uma espécie de deriva utópica, mas é de se admitir que são capazes de nos fazer pensar sobre o assunto: "Meu couro cabeludo está sujo, oleoso. Sou obrigado a lavá-lo! Basta! Precisamos superar essa obrigação porque ela não passa de uma sensação”. Esta “figura” norte-americana, usa xampu apenas uma vez por semana e admite que sua vida melhorou indubitavelmente, tendo os cabelos mais macios e mais limpos do que quando o usava todos os dias.

Aqui vão algumas dicas para provar alternativas ao xampu e ver que em termos de eficácia, elas funcionam bem.

1. Bicarbonato de Sódio

Quem provou confirmou que é o melhor detergente natural. Mas è importante usá-lo com bastante parcimônia e não abusar dele. O pesquisador Yash Kamath, do Instituto Princetonbased TRI, declarou que a sua utilização frequente pode danificar a cutícula, ou o revestimento exterior do cabelo, que tem a função de proteção da haste cuja integridade é fundamental para a saúde do cabelo. A forma de usar é muito simples: dissolva uma colher de chá de bicarbonato em uma xícara de água morna. Uma vez feita a massagem no couro, enxágue. Seu cabelo vai ficar sedoso como nunca.

2. Cerveja

Aconselhada para quem tem cabelos muito crespos. A cerveja de fato é capaz de deixá-los mais macios, porém tende a deixá-los um pouco opacos. Prove e veja. Na pior da hipóteses, a cerveja não de se desperdiça, se bebe!

3. Escova de cabelo

Nem todos sabem que os cabelos produzem, independentemente, óleos naturais. Escová-los todos os dias ajuda a distribui-los uniformemente. Faça isso e note neles uma nova e suave consistência.

4. Suco de Limão

É ótimo para limpeza e clareamento dos cabelos. Esprema o suco, junte água, massageie e enxágue. Ajudará também a deixá-los mais lisos.

5. Maionese

Os ingredientes da maionese: ovo, limão e óleo, parecem ser os melhores para tratarem e darem vigor ao seu cabelo. Eu, com toda a honestidade, não consegui testá-la. Prefiro a maionese no sanduíche!

6. Azeite de Oliva

Ótimo para quem tem cabelos compridos, mas secos. Uma gota ou duas (não mais que isso), se aplica nos cabelos para deixá-los mais hidratados e brilhantes.

Leia também:

setaCOCAMIDE DEA, A SUBSTÂNCIA CANCERÍGENA ENCONTRADA EM 100 XAMPUS

setaA MODA É NÃO LAVAR OS CABELOS!

setaQ SHAMPOO: O SHAMPOO FEITO DE URINA DE VACA CRIADO POR ESTUDANTES ISLANDESES