Kinder Ovo: suspenso no Brasil por risco de contaminação por salmonela


Um dos maiores sucessos entre as crianças, o chocolate Kinder Ovo, está sendo alvo de investigações e proibições na comercialização do produto em todo mundo. Ontem, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão, no Brasil, dos produtos da Kinder, da Ferrero.

Isso porque o órgão vinha recebendo alertas internacionais sobre casos de salmonela, após o consumo do chocolate. O comunicado, feito inicialmente pela Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Infosan) chamou a atenção para 150 casos de contaminação na Europa, em grande parte em crianças menores de 10 anos.

A agência brasileira achou mais prudente adotar a medida de suspender a “comercialização, distribuição e importação” do produto, embora o Brasil não esteja entre os países de destino dos chocolates que sofreram recall. A contaminação ocorreu, inicialmente, na fábrica da Arlon, na Bélgica, mas o Brasil não importa chocolates da fábrica belga. Segundo a Ferrero, os produtos comercializados em território brasileiro são produzidos na América do Sul.

Salmonela é grave?

A Salmonela é um tipo de bactéria que provoca sintomas, como vômito, diarreia e febre. A maioria dos casos é leve, mas podem ocorrer complicações que demandem internação hospitalar.

Menos açúcar e plástico

De todo modo, por precaução, a recomendação é evitar o consumo de tais produtos, não somente agora, mas posteriormente também, tendo em vista que existem opções mais saudáveis para presentear as crianças.

Lembramos também que o famoso ovo kinder tem mais plástico que chocolate. A surpresa que as crianças amam dura um segundo e material plástico com que essa surpresa é feito é de difícil reciclagem.

Além de ser um ovo de páscoa caro, temos portanto mais 3 motivos para não comprar kinder e outros ovos temáticos com surpresas inúteis e poluidoras:

  1. tem risco de salmonela
  2. tem excesso de plástico
  3. tem excesso de açúcar

Que tal fazer ovo em casa?

Talvez te interesse ler também:

Como fazer ovos de chocolate para Páscoa

Páscoa: faça coelhinhos para decoração reutilizando materiais

Símbolos da Páscoa: história, significados e lendas de ovos, coelhos e colombas

Boicote dos pais aos ovos de páscoa temáticos




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...