Boicote aos ovos de Páscoa temáticos e com brindes surpresa


A Páscoa é uma das épocas no ano em que as maiores marcas de chocolate investem em embalagens publicitárias e brindes surpresa com os personagens dos contos de fada, dos desenhos da Disney, heróis, bonecas e outros brinquedos, para atrair a criançada. Mas este artifício não tem dado muito certo com alguns pais não!

Anos atrás, famílias, blogs e entidades de defesa dos direitos da criança e do consumidor levantam a questão sobre o consumo consciente durante a Páscoa. O cenário econômico que o país vivia e ainda vive, diminuiu o poder de compra dos brasileiros e também afetou a venda dos ovos de Páscoa mais caros, que são justamente os das campanhas e brindes com personagens famosos.

Assim, a opção de muitas famílias tem sido a confecção de ovos em casa ou a compra de produtos artesanais.

O assunto tinha ganhado força exatamente um ano após a publicação da resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que considerava abusiva a publicidade dirigida para as crianças. Na ocasião, a resolução irritou várias empresas e ícones infantis como Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, afetado direto por conta do alto processo de licenciamento que sua companhia fez para lucrar com os personagens das histórias em quadrinhos.

 “A resolução identificou uma proibição que já existia no Código de Defesa do Consumidor. Qualquer produto alimentício que coloca o elemento infantil para atrair está fazendo uso da falta de experiência da criança para atraí-la“, afirmou Desirée Ruas, integrante da Rede Brasileira Infância e Consumo (Rebrinc)

Nada mudou

De lá pra cá, nada mudou: a publicação não impediu que os produtos infantis continuem com a propaganda forte em todo o território nacional, o que significa que será preciso muito mais do que uma resolução: é necessária a intervenção dos pais para impedir que as crianças se deixem levar por tanto marketing com seus personagens favoritos e acabem consumindo produtos (como os ovos de Páscoa) por puro propagandismo.

As escolhas de muitos pais conscientes é oferecer ovos caseiros feitos por conhecidos, parentes ou até por eles mesmos, integrando as crianças no processo e tornando tudo mais divertido para todos.

E aqueles que têm filhos não muito chegados em chocolate, a fase de insistência para comer o que todas as crianças comem, deu lugar a criativas receitas artesanais com o que a crianças mais gostam, e ainda em doses de açúcar muito mais equilibradas do que seria um ovo de Páscoa comercial. Bom para o bolso e bom para a saúde dos filhos.

Não existe “brinde”

Lembramos também que não existe “brinde”, pois não é uma surpresa que o valor do brinde esteja incluído no produto. Não tenha dúvidas!

Além do quê, brindes surpresas são sempre mais do mesmo: plástico inútil que só serve para poluir. Na grande maioria, esses brinquedos são feitos de plástico não reciclável, bem como a embalagem laminada dos ovos.

Que essas informações sirvam de incentivo para se juntar aos pais que não compram ovos de personagens e deixam os “brindes” para trás, dando lugar a algo muito mais criativo, menos apelativo, e mais econômico.

Boicotar não é ser chato

Entendemos que o que mais as crianças querem no ovo de Páscoa é o brinde surpresa. Mas nada impede você de fazer o ovo e colocar um brinde dentro. O brinde pode inclusive ser um passeio, um convite para ir ao cinema, ao teatro, uma viagem, etc.

Boicote os ovos de Páscoa temáticos você também!

Fontes:

  1. O Dia
  2. Senado
  3. foto freeimages.com

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Redação greenMe

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