Papel: alternativas ao consumo, por um mundo mais sustentável


A importância do papel. O impacto da produção de papel no meio ambiente. Consumo consciente e alternativas ecologicamente viáveis para evitar o desperdício.

A importância do papel

É inegável a importância do papel em nossas vidas.

Ele está presente em quase tudo o que existe e faz parte de nossa rotina diária, seja nos livros, nos cadernos escolares de nossos filhos, em documentos indispensáveis ao nosso trabalho, nas embalagens que armazenam alimentos ou transportam mercadorias. É utilizado para finalidades sanitárias, compõe as caixas de medicamentos e é a base para a confecção do dinheiro oficial do país.

Na educação das crianças, o papel é fundamental, pois permite que os pequenos desenvolvam noções de espaço, estética e coordenação motora, ao desenhar, pintar, colorir e, sobretudo, rabiscar suas primeiras palavras rumo ao mundo da linguagem e comunicação.

desenho crianca

Photo by Erika Fletcher on Unsplash

A escrita à mão permite que os adultos exercitem o cérebro, aprimorando a memória, o raciocínio lógico, a capacidade cognitiva, o autoconhecimento, promovendo benefícios para a saúde mental e física, sendo considerado uma ferramenta terapêutica.

A indústria do papel

É sabido que atualmente 100% da produção nacional de papel é proveniente de florestas plantadas de eucalipto e pinus, ou seja, não são fruto de desmatamento.

eucalipto

Photo by John Price on Unsplash

Todavia, é no processo de produção do papel que ainda residem impactos severos ao meio ambiente.

Após ser cortada, descascada e picada, a madeira passa por diversas etapas, tais como cozimento, lavagem e branqueamento, onde são utilizados vários agentes químicos, como por exemplo o cloro e a soda cáustica para se obter a consistência e alvura desejadas.

Some-se a isso os milhares de litros de água utilizados no processo, além da energia elétrica envolvida.

Segundo o Instituto Akatu:

“Cada folha de papel A4 consome cerca de 2 litros de água para ser produzida. Se cada membro de uma família de 4 pessoas deixar de utilizar uma folha de papel por dia, ao final de um ano terá poupado o consumo de quase 3 mil litros de água associados à sua produção”.

Alternativas ao consumo

Várias são as alternativas para economizar papel e evitar o desperdício, como por exemplo:

1. Substitua as faturas e boletos por cobranças virtuais

Esse é um processo simples e um jogo onde todos ganham: os bancos economizam na emissão e envio de documentos; o meio ambiente ganha com a redução do plantio para fins comerciais e você evita o acúmulo desnecessário de papel e, posteriormente, menos lixo a ser descartado.

2. Racionalize na hora de imprimir

Certifique-se de que determinada impressão é mesmo necessária, se pode ser feita em preto e branco de forma a gastar menos tinta e se ambos os lados da folha podem ser utilizados. Outra dica de ouro é configurar uma fonte menor e reduzir as margens, aumentando assim o volume de texto por página, diminuindo a quantidade total de folhas.

3. Opte por um cartão virtual para enviar mensagens de feliz aniversário

Em tempos de internet e redes sociais que não nos deixam esquecer de nossos familiares e amigos, que tal liberar o seu lado criativo e confeccionar o seu próprio cartão de aniversário online, gratuitamente?

Com o Adobe Spark você não precisa de habilidades técnicas ou conhecimentos específicos em design. O editor de imagens é simples e intuitivo, utilizando basicamente recursos de arrastar-e-soltar. Além de cartões comemorativos prontos, você pode criar o seu próprio projeto, fazendo o upload das imagens de sua galeria, desenvolvendo uma montagem de fotos divertida, modificando o texto, incluindo filtros e escolhendo entre dezenas de fontes criativas.

Com essas simples medidas, porém de grande impacto, você ajuda a contribuir para um mundo mais sustentável e ecologicamente correto, promovendo o consumo responsável de papel, evitando o desperdício.

Foto capa – Corinne Kutz on Unsplash




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...