Levar a própria embalagem para o supermercado. Na França, já é possível


Contra o plástico e o exagero das embalagens, na França, e em particular nos supermercados Carrefour, será possível levar seus próprios recipientes e embalagens para comprar peixes, carnes e outros produtos servidos no balcão refrigerado.

Os supermercados Carrefour nos Alpes agora aceitam vender queijos, peixes, sobremesas e frios em recipientes levados de casa pelos clientes que os solicitam. Uma pequena e grande revolução na frente da luta contra o overpacking que está poluindo a Terra  “por motivos de higiene”. (Sim porque por higiene, frescura e conservação, cada singular produto agora vem embalado separadamente e assim, deu-se fim às bisnagas de catchup e maionese que foram substituídas por saquinhos destes temperos na grande maioria das lanchonetes, e assim por diante).

Na França, aqueles que desejarem, poderão ir ao supermercado com seu próprio recipiente reutilizável (potes de plástico ou de vidro, latas ou sacos que possam ser fechados) para colocar os produtos vendidos nos balcões de alimentos frescos, como gastronomia, confeitaria, açougue e peixaria. Desde que eles estejam limpos e secos.

“Para sua segurança, seus recipientes serão verificados e nos reservamos o direito de recusar aqueles que não estiverem limpos, secos ou adaptados” – lê o site francês do Carrefour – mas somente os produtos das vendas assistidas podem ser servidos em seus contêineres.”

As regras para desfrutar dessa iniciativa são:

  1.  O recipiente de estar seco, limpo, transparente e ter tampa

  2. Ser usado somente nos departamentos de peixaria, açougue, gastronomia, queijos e doces

  3. Somente pode ser servido um tipo de produto para cada recipiente apresentado.

Iniciativa pioneira

Este é o primeiro varejista de grande escala a permitir tal iniciativa, que foi recebida entusiasticamente pela associação Zero Waste France, que com uma carta, parabeniza a varejista e convida todos os outros supermercados a fazerem o mesmo.

Vamos espalhar essa notícia? Quantos de nos gostaríamos de ajudar a reduzir o lixo plástico do planeta mas muitas vezes somos obrigados a comprar coisas cheias de embalagem?

Talvez te interesse ler também:

CARREFOUR LANÇA SACOS DE ALGODÃO PARA SUBSTITUIR OS DE PLÁSTICO DA SESSÃO HORTIFRUTI

A MODA DESCARTÁVEL ESTÁ ENCHENDO O PLANETA DE LIXO TÊXTIL: JOGAMOS 811% MAIS ROUPAS DO QUE EM 1960

ESSE JOVEM INVENTOU UMA MANEIRA BRILHANTE DE LIMPAR O MAR DO MICROPLÁSTICO




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...