Do Vietnã canudos naturais, mastigáveis limpam os dentes e totalmente biodegradáveis


Este vietnamita descobriu que esta planta é simplesmente uma espécie natural de canudo, já quase pronto para consumo. Tran Minh Tien percebeu uma maneira completamente sustentável de saborear líquidos e bebidas, sem usar materiais plásticos, difíceis de decompor, grandes causadores do desastre ambiental marinho mas não apenas.

12,7 milhões de toneladas de plástico acabam no mar todos os anos. Embora já existam muitas soluções, infelizmente, a curto prazo, a eliminação total desse material parece impossível. Por esta razão, é necessário considerar toda e qualquer alternativa natural e biodegradável.

Algumas empresas também já estão substituindo produtos descartáveis, como os canudos, copos, talheres e pratos de plástico, por produtos feitos de papéis ou outros materiais, reutilizáveis, recicláveis, biodegradáveis, compostáveis ou comestíveis.

Mas Tran Minh Tien achou por bem usar um tipo de cana, de nome científico Lepironia articulata, uma herbácea originaria da Ásia, muito comum na região do Delta do Mekong. O homem recolhe as hastes da cana vazia, as lava e as corta em até 20 cm. Em seguida, limpa o interior delas com uma haste antes da limpeza final e expedição.

canudo vietna 2

lepironia articulata

Os canudos, distribuídos em todo o mundo, são enviados em “embalagens” de 100 peças, envoltas em folhas de bananeira. Mas não só. Tran também vende canudos secos, primeiro expostos ao sol por alguns dias e depois assados ao forno. Os primeiros duram cerca de duas semanas na geladeira ou uma semana à temperatura ambiente, enquanto os cozidos podem ser usados ​​por até seis meses, mantendo-os à temperatura ambiente.

canudo vietna embalagem

Alternativamente, dá pra comprar os canudos frescos e mantê-los longos, depois os ferve com um pouco de sal e os seca para poder armazená-los em um local fresco e seco.

Apesar de terem sido inicialmente concebidos para serem descartáveis, podem ser lavados, enxugados e reutilizados até se deteriorarem. Uma vez usados e reutilizados, basta jogá-los no lixo orgânico. Eles vão se decompor como qualquer outro tipo de alimento.

“A planta cresce naturalmente e as canas não são tratadas com produtos químicos ou conservantes”, explica o homem, que diz que além de não alterar o sabor das bebidas, elas são ricas em fibras e mastigá-las depois de comer ajuda a limpar os dentes.

tran minh tien

É possível encomendar estes canudos no site da Tran Ong Hut Co, que também fornece conselhos sobre como melhor usar e preservar suas criações ecologicamente corretas.

O que não falta é ideia para acabar com o plástico de uma vez por todas. Basta colocar em ação essa importante missão. Chega de plástico!

Talvez te interesse ler também:

SUPERMERCADO SUBSTITUI EMBALAGENS PLÁSTICAS POR FOLHAS DE BANANEIRA

MILHO E ABACAXI VIRAM PRATOS E TALHERES QUE PODEM SER PLANTADOS

CHEGA DE CANUDO PLÁSTICO: 9 MOTIVOS PARA NUNCA MAIS USÁ-LO E 8 ALTERNATIVAS PARA SUBSTITUI-LO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. ong giao
    Publicado em 21/12/2020 às 4:24 am [+]

    thank


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...