Supermercado substitui embalagens plásticas por folhas de bananeira


O uso excessivo do plástico é um problema ambiental de difícil solução. A vida moderna normalizou o uso desse material e o resultado é um dano imensurável ao meio ambiente, que causa, por ano, a animais marinhose que pode chegar a 33 bilhões de toneladas de produção, em 2050. No entanto, existem iniciativas que visam substituir esse material, e uma delas, bem original, vem da Tailândia.

O Supermercado Rimping, que está localizado em Chiang Mai, no norte do País, está substituindo as embalagens plásticas que envolvem frutas e legumes, por folhas de bananeira.

folhas bananeira 1

Por serem grandes, duráveis e flexíveis, as folhas de bananeira são um bom substituto para o plástico. A superfície cerosa promove resistência à água e a torna adequada para entrar em contato com os líquidos que saem dos vegetais, frutas e legumes. As mais grossas e largas são as mais recomendadas, pois, dessa forma, elas podem dobrar, sem quebrar. Posteriormente, as folhas podem virar adubo, promovendo enorme ganho a questão ambiental.

folhas bananeira 2

As folhas de bananeira já são usadas há milhares de anos com fins similares a esse, principalmente em países tropicais, como o nosso. A promoção dessa substituição do plástico pelas folhas é um excelente começo para um futuro mais sustentável e respeitoso com todas as formas de vida.

folhas bananeira 3

E contudo, devemos ainda encontrar uma solução para todo o plástico que já aí e que, se nada fizermos, aí restará por séculos, contaminando e matando vidas.

folhas bananeira supermercado

E aí Brasil, vamos copiar? Por qual supermercado vamos começar? Compartilhe essa ideia!

Talvez te interesse ler também:

BALEIA É ENCONTRADA MORTA NAS FILIPINAS COM 40 KG DE PLÁSTICO NO ESTÔMAGO

BRASIL É O 4º PAÍS QUE MAIS GERA LIXO PLÁSTICO NO MUNDO!

APENAS 9% DO PLÁSTICO NO MUNDO É RECICLADO! 91% VAI FICAR AÍ POR + 400 ANOS

Fonte fotos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...