Cove, a primeira garrafa d’água biodegradável e reutilizável


Muitas pessoas em todo o mundo estão se tornando mais conscientes sobre o mal que o plástico faz para o meio ambiente e para a saúde humana (sim, porque tem plástico até em nossas fezes!). O capitalismo, que de bobo não tem nada, já está de olho nessa fatia de mercado disposta a consumir produtos “plástico 0”.

As garrafas de água são um dos maiores vilões plásticos do planeta. O consumo desse produto, naturalmente, é enorme, já que dentro das garrafas de plástico há algo vital para a humanidade.

Pensando nesse problema, a Cove surgiu no mercado estadunidense como alternativa às garrafinhas de água. Trata-se de uma garrafa feita de material biodegradável na qual está contida água de nascente.

A garrafa é composta por um cilindro e por uma tampa feitos de bioplástico PHA, um biopolímero natural, que é um material flexível e atóxico. O rótulo é fabricado com papel, tintas e adesivos também não tóxicos. Além disso, a composição é livre do químico industrial BPA (Bisfenol A), que pode causar riscos à saúde humana.

Quem vai à praia, sobretudo no verão, já viu a montanha de garrafas de água na areia e no mar. A Cove resolveria esse lixo que as pessoas deixam na natureza. É claro que, num mundo ideal, as pessoas deveriam não poluir, mas é preciso também que empresas e governos busquem alternativas viáveis no início do processo: na produção.

A fabricante não informa qual é o tempo exato de decomposição da Cove, pois “o tempo necessário depende de muitas variáveis e qualquer um que afirme um prazo universal está encobrindo os detalhes”. Entretanto, a empresa se compromete em continuar realizando testes mais precisos sobre esse prazo, considerando diferentes ambientes.

A água ecológica é fabricada em Los Angeles e começará a ser distribuída para toda a Califórnia a partir de maio deste ano. Na FAQ disponível em seu site, a fabricante informa que a água natural é proveniente de Palomar Mountain, na Califórnia.

Descarte e reuso

A produção do PHA é feita por bactérias que se alimentam de açúcares, óleos vegetais, amidos ou gases de efeito estufa. Isso faz da Cove uma garrafa compostável, que não produz resíduos tóxicos e se decompõe em CO₂, água e resíduos orgânicos.

Ela pode ser degradada em diferentes ambientes: no aterro sanitário, no solo, em água doce e no oceano. A garrafa, após usada, pode ser colocada em compartimento para compostagem, porque será biodegradável mais rapidamente nesse ambiente. Na lixeira comum ela também pode ser descartada. Mas, se preferir, você pode, ainda, reabastecer a garrafa, já que ela não foi feita para ser utilizada uma única vez, ou seja, é reutilizável.

A fabricante, no momento, vem pressionando as usinas de reciclagem para que aceitam o PHA.

Talvez te interesse ler também:

MICROPLÁSTICO EM GARRAFAS D’ÁGUA: TODAS AS MARCAS ENVOLVIDAS

OOHO! A GARRAFA D’ÁGUA COMESTÍVEL JÁ É REALIDADE

ÁGUA DO ÁRTICO A 300 REAIS A GARRAFA? É! ESTÃO VENDENDO POR AÍ




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...