Este supermercado tem um departamento totalmente sem plástico. O primeiro do Reino Unido


Depois do exemplo de Amsterdã, Londres também está equipada com o primeiro departamento de supermercado completamente livre do plástico.

Vidro, metal ou material compostável: os britânicos estão começando a se livrar das embalagens plásticas.

No Norte de Londres abriu-se o primeiro departamento de um supermercado totalmente plastic-free. E há aqueles que esperam que, mais cedo ou mais tarde, as gigantes cadeias de supermercados façam o mesmo e sigam o exemplo.

O supermercado é o Thornton Budgens de Belsize Park, o qual fez um investimento verdadeiramente histórico: nas últimas 10 semanas “dispensou” mais de 1.700 produtos embalados em plástico, com o objetivo de fazer com que o supermercado venha a ser “praticamente sem plástico” dentro de três anos.

Na sequência das declarações do governo britânico de querer impor novos impostos sobre as embalagens plásticas que não contenham pelo menos 30% de material reciclado, e sobre a mesma esteira da experiência feita em Amsterdã no início deste ano, os defensores da iniciativa estão convencidos de uma coisa: esta é uma das melhores maneiras de entender que é possível vender alimentos de maneira mais sustentável, incluindo “vegetais, queijo ou carne”.

super londres plastic free 2

Para muitos produtos, por exemplo, as embalagens de plástico foram substituídas por embalagens de papel feitas de celulose, assim como para os 300 diferentes tipos de queijo da loja, foram criadas novas embalagens em cera.

“Esperamos que o que estamos fazendo aqui desafie os grandes como a Sainsbury, Tesco e outras”, disse Andrew Thornton, proprietário da Budgens.

Embora inicialmente o volume de vendas na Thornton Budgens tenha caído, a empresa acredita firmemente numa política de venda sem plástico: “Somos as grandes marcas que são como os caracóis com seu ritmo de mudança”, dizem eles.

Mas a mudança, se você quiser ver, já está virando a esquina. Oxalá!!!

Talvez te interesse ler também:

EM AMSTERDÃ, O PRIMEIRO SUPERMERCADO DO MUNDO SEM PLÁSTICO

PROIBIDO PLÁSTICO DESCARTÁVEL NA UNIÃO EUROPEIA A PARTIR DE 2021: A LISTA DOS PRODUTOS BANIDOS

MICROPLÁSTICO POR TODO LUGAR, INCLUSIVE NAS FEZES HUMANAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...