Creme dental branqueador? Não é verdade! Colgate é multada por publicidade enganosa


Uma pasta de dentes pode realmente mudar a cor dos nossos dentes? Infelizmente não. É por isso que o creme dental White Expert da Colgate Palmolive foi multado pelo Antitruste italiano por fazer “propaganda enganosa”. No Brasil, produto similar (ou mesmo igual, pois igualmente promete um tom mais branco em uma semana) leva o nome de Colgate Luminous White Esmalte Brilhante.

A multa chega aos 500 mil euros, como mostra o Boletim Semanal da Authority. Tudo começou da denúncia de Altroconsumo (entidade italiana de defesa dos direitos do consumidor) que havia realizado testes em 15 cremes dentais clareadores, mostrando que nenhum era capaz realmente mudar, em um ou mais tons, a cor dos dentes.

Nas motivações, lê-se:

“A comunicação comercial profissional, disseminadas através da internet, embalagens e comerciais de televisão, envolvendo as características de branqueamento alardeadas para uso do creme dental Expert White, o qual teria uma ação diferente no que diz respeito à maioria dos cremes dentais porque, graças ao uso de um ingrediente clareador, usado em tratamentos profissionais, teria a capacidade de remover manchas em profundidade e de reverter anos de dentes amarelados, é enganosa, seja por falta de cumprimento do ônus da prova seja com base na evidência contrária percebida nos atos”.

Isso engana o consumidor médio sobre as características reais e a amplitude da eficácia do clareamento deste creme dental.

“Os spots publicitários, portanto, na verdade contêm informações mentirosas que, além de carecerem de informações essenciais para uma escolha informada, cai na consequente impossibilidade de dar ao consumidor dados para que este possa perceber claramente as características, em termos de similaridade, do branqueamento dental através de um tratamento profissional, e do branqueamento com o uso do creme dental e comprá-lo como resultado de uma escolha consciente”, escreve a Autoridade Antitruste.

Assim, enquanto duas das empresas envolvidas no processo (Henkel e Unilever) imediatamente decidiram mudar a publicidade, a Colgate-Palmolive, que vinha levando adiante o processo, além das sanções, agora tem a obrigação de remover os anúncios incorretos.

Portanto, concluindo, não se deixe enganar: basicamente não há diferenças entre cremes dentais normais e os que prometem clarear os dentes. O que muda … é apenas o marketing publicitário.

E fique de olho também no fato de que muitos cremes dentais desse tipo contêm microplástico em suas composições:

Consulte teu dentista para qualquer dúvida sobre clareamento dental. Milagres não existem mas limpeza profissional regular, além da questão da saúde bucal, fortalece também a questão estética. Sempre!

Talvez te interesse ler também:




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...